NOTÍCIASParáREGIONAL

Pará terá chuvas acima do normal até abril

Até o mês de abril, há previsão de chuvas acima do normal, em todo o território paraense, o que caracteriza o popularmente chamado inverno amazônico. As informações são do Boletim de Análise e Previsão Climática, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O Boletim dá informações e previsões climáticas baseadas na análise dos campos atmosféricos e oceânicos e ainda nos resultados dos modelos globais de previsão climática, entre outros parâmetros observados. A análise também monitora as cheias de rios no Estado.

Na previsão climática para o Estado está exposto que o acumulado de chuvas no trimestre, de fevereiro até abril, haverá predomínio de chuvas nas categorias acima do normal e muito acima do normal no extremo norte do Pará, incluindo a Região Metropolitana de Belém, e acima do normal entre a porção norte e central. Na faixa sul, onde está o município de Conceição do Araguaia, por exemplo, o acumulado do trimestre evidencia oscilação entre as categorias normal e abaixo do normal. 

Os meses de março e abril terão chuvas na categoria acima do normal, que deverão prevalecer na porção norte do estado. O extremo Sul do Pará deve oscilar entre chuvas nas categorias normal e abaixo do normal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar