Operação combate crimes contra mulheres e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Pará
A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) e Diretoria de Polícia do Interior (DPI), iniciou nesta quinta-feira (1º), as ações da ‘Operação Shamar’ de enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica e familiar, bem como iniciou no dia 29 de julho a operação “Caminhos Seguros Marajó”, focada no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.
As ações nacionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), sendo deflagradas de forma integrada no Marajó. As diligências ocorrem durante todo o mês de agosto de forma ininterrupta.
Os trabalhos foram desenvolvidos no contexto do Agosto Lilás, campanha que busca chamar a atenção da sociedade para o tema e faz referência à Lei Maria da Penha, que em 2024 completa 18 anos.
Proteção da Mulher – Enfrentar de forma incisiva a violência doméstica e familiar contra a mulher e o feminicídio é um dos objetivos. A Operação Shamar surge como uma resposta a essa necessidade, trazendo consigo não apenas intervenções diretas, mas também uma abordagem preventiva e educativa.



