REGIONAL

Museu Goeldi recebe o ministro Marco Pontes nesta terça

No final da manhã desta terça, 06, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), astronauta Marcos Pontes, foi recebido no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) pela diretora Ana Luisa Albernaz.

Realizada no dia em que o MPEG completa 154 anos, a visita é parte da programação do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI).

“Eu tenho uma grande expectativa nesse Museu, que completa hoje uma data bastante significativa. Um Museu com 154 anos. E você vê, ele mistura história, mistura prédios históricos com todo esse conhecimento de biodiversidade. Há também prédios novos sendo construídos, onde se vê a parte do moderno, além de toda a pesquisa envolvida com a biodiversidade e os povos da Amazônia”, destacou o ministro Marcos Pontes durante a visita, que incluiu um tour pelo Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna, conhecido como prédio da Rocinha, destinado a exposições e atividades educativas, e o Aquário Jacques Huber.

“Eu estava citando que eu estive há pouco tempo no Museu de História Natural de Viena, eles têm lá coleções trazidas do Brasil. Esse trabalho no país e o trabalho internacional têm uma representação muito grande. É muito importante que nós conheçamos a Amazônia, que a gente divulgue mais sobre o que tem aqui e os trabalhos que são feitos pelos nossos cientistas aqui nesse setor também”, acrescentou.

O ministro veio acompanhado dos secretários de Políticas para Formação e Ações Estratégicas, Marcelo Morales; de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim; e da Secretária de Articulação e Promoção da Ciência, Christiane Corrêa.

“A interação com um museu de pesquisa como esse é extremamente importante. É com ele que nós vamos fazer os projetos também com a Amazônia. Por exemplo, o Regenera Brasil, que é o reflorestamento de áreas degradadas mas com uma melhor ciência”, afirmou o secretário Marcelo Morales.

A agenda em Belém também inclui uma visita ao campus de pesquisa do Museu Goeldi, localizado no bairro da Terra Firme, onde no início da tarde a comitiva conhecerá as Coleções de Arqueologia, Obras Raras, Entomologia, assim como o Herbário e os Laboratórios de Biologia Molecular e de Análises Química.

Ainda no campus de pesquisa, a partir das 15h30, o ministro receberá a imprensa local e depois realizará uma entrevista ao vivo com a diretora Ana Luisa Albernaz, que será transmitida pelo YouTube do MCTIC.

Parque Zoobotânico – Com uma área de 5,4 hectares, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi está situado no centro urbano de Belém. Foi fundado em 1895, sendo o mais antigo do Brasil no seu gênero. Além de abrigar uma significativa mostra da fauna e flora amazônicas, o Parque é o principal local das atividades educativas da instituição, funcionando tal como um laboratório para aulas práticas. Recebe anualmente cerca de 400 mil visitantes.

No Parque Zoobotânico estão instalados a Diretoria do Museu Goeldi, as coordenações de Comunicação e Extensão, Administração e Museologia, os serviços do Parque Zoobotânico e Comunicação Social e o Núcleo Editorial de Livros.

MPEG – Fundado em 1866, o Museu Goeldié um centro pioneiro nos estudos científicos dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia,bem como na divulgação de conhecimento, organização e manutenção de acervos de referência mundial relacionados à região. Investiga a Floresta Amazônica, produzindo conhecimento de ponta nas áreasdas Ciências Humanas, Biológicas, Sociais e da Terra.

É o segundo museu de ciências naturais mais antigo do Brasil, sendo muito popular na cidade de Belém e em toda a região. Compreende em Belém um campus de pesquisa e o Parque Zoobotânico do país. Na Ilha de Marajó, conta com uma estação científica localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, que funciona como um laboratório avançado sobre o funcionamento das florestas tropicais. Coordena também o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (MT), a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental e o Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental.

Fonte Agência Museu Goeldi

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar