NACIONALNOTÍCIASPOLÍTICA

Ministério Público Eleitoral pede cassação de mandato do senador Zequinha Marinho

Na última sexta-feira, 22, o Ministério Público (MP) Eleitoral no Pará emitiu parecer favorável à ação que solicita ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a cassação do mandato do senador Zequinha Marinho (PSC) e de seus suplentes Arlindo Penha da Silva e Marinho Cunha, e a cassação do diploma da suplente de deputada federal Júlia Marinho (PSC), esposa de Zequinha Marinho.

Desvio de verba – Assinado pelo procurador regional Eleitoral, Felipe de Moura Palha, o parecer concorda com as alegações da ação de investigação judicial eleitoral, que apontou, entre outras irregularidades, o desvirtuamento do uso de R$ 2,3 milhões da cota de gênero do fundo eleitoral.

Segundo a legislação, os recursos provenientes da cota de gênero do fundo eleitoral repassados pelo partido à então candidata a deputada federal Júlia Marinho deviam ser aplicados pela candidata no interesse da sua candidatura ou de outras candidaturas femininas, sendo ilegal o uso desses recursos para financiar candidaturas masculinas.

O MP Eleitoral também pediu junto ao TRE que seja decretada inelegibilidade de Zequinha e de Júlia Marinho por oito anos.

Violação a resolução do TSE – A campanha de Júlia Marinho, mesmo sendo paga com recursos da cota de gênero, destacou o marido da beneficiada, o então candidato a senador Zequinha Marinho. Segundo o MP Eleitoral, a prática viola totalmente a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbe a utilização da cota de gênero do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para bancar campanha de candidato do gênero masculino.

Análise da prestação de contas da então candidata indicou, por exemplo, que a maior parte das despesas com material de publicidade por material impresso beneficiou candidatos do gênero masculino e que o candidato Zequinha Marinho foi o mais beneficiado.

Para o MP Eleitoral, as provas coletadas na investigação deixam claro que a candidatura de Júlia Marinho – derrotada nas urnas – não foi beneficiada pelos recursos da cota de gênero do fundo eleitoral, e sim serviu apenas como fonte de grande volume de recursos para candidatos do gênero masculino, em especial Zequinha Marinho.

“Nenhum dos candidatos masculinos beneficiados com recursos da cota de gênero feminino do FEFC logrou êxito em demonstrar em sua prestação de contas de campanha de 2018 (tampouco a candidata investigada) que as doações financeiras recebidas foram concreta e efetivamente revertidas em favor da candidatura feminina” destacou o procurador regional Eleitoral na manifestação ao TRE.

Demais ilegalidades – Além da fraude à cota de gênero do fundo eleitoral, outras ilegalidades nas campanhas de Zequinha e Júlia Marinho foram detectadas. De acordo a investigação, as duas campanhas simularam a assunção de dívida e utilizaram caixa dois.

De acordo com a investigação, o então candidato Zequinha Marinho realizou gastos que não foram declarados na prestação de contas de campanha e tentou mascarar e ludibriar a realidade de despesas realizadas com pessoal.

Ainda segundo o MP, entre os gastos não declarados estão despesas com a realização de comícios, montagem e iluminação de palco, sonorização, produção de jingle, filmagem e fotografia de eventos, utilização de carros e trio elétrico.

A ação foi ajuizada em 2019 pelo diretório paraense do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pelo ex-candidato à reeleição a senador pelo partido no Pará, Flexa Ribeiro.

Outro lado – Em nota a assessoria de comunicação do senador Zequinha Marinho, informou que “a defesa do parlamentar e de sua esposa, a deputada federal Júlia Marinho, tem segurança de que a campanha eleitoral de ambos foi inteiramente lícita, em todos os aspectos, especialmente quanto à arrecadação, recursos e despesas e que não houve nenhuma das irregularidades mencionadas pelo MP, estando amplamente aprovadas nos autos a lisura da conduta de ambos”.

Fonte: Roma News

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar