NOTÍCIASParáPOLÍTICA

Hana Ghassan defende território do Pará em disputa com Mato Grosso: “O Pará não se divide”

Governadora afirma que estado não aceitará perder área de 22 mil km² e participará de audiência no STF na próxima semana

A governadora do Pará, Hana Ghassan, declarou nesta sexta-feira (15) que o governo estadual defenderá integralmente os limites territoriais paraenses na disputa judicial envolvendo o Mato Grosso.

Durante coletiva de imprensa, Hana afirmou que o Pará “não se divide” e declarou que o estado não aceitará “ceder um palmo sequer” da área contestada pelo governo mato-grossense.

A declaração ocorre dias antes de uma audiência de conciliação marcada pelo Supremo Tribunal Federal para o próximo dia 21 de maio, convocada pelo ministro Flávio Dino.

A disputa envolve uma área de aproximadamente 22 mil quilômetros quadrados localizada na região conhecida como Salto das Sete Quedas.

Segundo Hana Ghassan, o território já foi reconhecido oficialmente como pertencente ao Pará em decisões anteriores do STF.

“Essa ação já foi julgada com unanimidade pelo STF, a favor do Pará, em 2020”, afirmou a governadora durante a coletiva.

Área envolve seis municípios paraenses

A área discutida abrange partes dos municípios de:

  • Altamira;
  • Cumaru do Norte;
  • Jacareacanga;
  • Novo Progresso;
  • Santana do Araguaia;
  • São Félix do Xingu.

De acordo com o governo paraense, a divisa entre os dois estados foi definida ainda em 1922 e já passou por diversas análises históricas e técnicas ao longo das últimas décadas.

A mais recente decisão definitiva do STF sobre o caso ocorreu em 2020, quando a Corte rejeitou ação movida pelo Mato Grosso e manteve o território sob jurisdição do Pará.

Governo do Pará promete defesa firme no STF

A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Gluck Paúl, afirmou que a audiência de conciliação deve discutir apenas efeitos práticos da decisão já tomada pelo Supremo, e não uma rediscussão sobre os limites territoriais.

Segundo ela, o governo estadual participará da audiência para defender “cada centímetro” do território paraense.

A disputa histórica entre os dois estados envolve interpretações sobre o marco geográfico conhecido como Salto das Sete Quedas e já passou por análises da Comissão Rondon, da Convenção de Petrópolis e de estudos cartográficos do Exército Brasileiro.

Mesmo após decisões favoráveis ao Pará, o governo do Mato Grosso continuou apresentando recursos judiciais nos últimos anos, incluindo uma ação rescisória analisada recentemente pelo STF.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar