DENÚNCIA

Médica recém-formada e amiga de Helder Barbalho é nomeada diretora técnica do hospital Abelardo Santos

Belém (PA) – Menos de dois meses, desde que se formou em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), a médica recém-formada Maitê Silva Martins Gadelha já foi nomeada pela Casa Civil do Estado do Pará (pelo titular da pasta à época, Parsifal Pontes) como Diretora Técnica GEP-DAS-011.5 para exercer funções na Secretaria de Estado de Saúde (Sespa-PA). A publicação está no Diário Oficial do Estado do dia 19 de junho passado.

Nomeação de Maitê Gadelha, publicada no Diário Oficial do Estado, em 19 de junho de 2020

Maitê foi uma das estudantes de Medicina, no estado do Pará, que teve a colação de grau antecipada para que pudesse exercer funções médicas no combate ao novo coronavírus, por meio do Decreto Estadual 698/2020. No dia 22 de abril deste ano, Maitê e mais 47 acadêmicos de Medicina receberam o diploma de médicos, em Belém. E em 18 de junho, ela foi nomeada Diretora Técnica.

A recém-formada, inclusive, atuava como porta-voz do movimento dos recém-formados no curso de Medicina da Uepa, em Belém. E nessa qualidade, ela foi personagem de reportagens de televisão no Pará e fora do Estado, em rede nacional, na TV Globo, CNN Brasil e outras.

Maitê Gadelha, formanda do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém (foto de Naiana Thiely/ Ascom-Uepa)

“A mobilização de diversas universidades no Brasil possibilitou que nosso movimento ganhasse força e pudesse ser ouvido, pois a nossa intenção não é somente se formar, mas também assumir a responsabilidade social que nos foi dada pela profissão que escolhemos”, disse Maitê em reportagem da Agência Pará, à época, no dia da formatura, dia 22 de abril.

Fala de Maitê Gadelha na reportagem da Agência Pará, no dia 22 de abril deste ano

Hospital Abelardo Santos – O youtuber paraense Netto Marques, em seu canal nessa mídia social, informa que Maitê está lotada no hospital Abelardo Santos e é ela quem está intermediando as negociações trabalhistas com os médicos contratados pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), administradora do hospital, que estariam sem receber salários desde abril deste ano.

Veja o vídeo:

Questionamentos sobre a nomeação de Maitê

A competência de Maitê não está sendo questionada. Mas é, no mínimo, estranho que uma pessoa, com a idade dela, 23 anos, recém-formada em Medicina e sem experiência de trabalho em sua área, estar ocupando o cargo de Diretora Técnica de um hospital de grande porte como é o Abelardo Santos.

Queira ou não, ela ainda é inexperiente e assumir esse cargo e estar à frente de uma grande responsabilidade soa inusitado, especialmente, porque deve ter outros médicos, com mais experiência que ela, com mais tempo de carreira, com pós-graduação e mais anos de trabalho, para assumir esse cargo técnico.

Mas uma olhada nas redes sociais de Maitê, um dos seguidores dela no Instagram salta aos olhos: ele mesmo, o governador do Pará, Helder Barbalho.

Maitê Gadelha é seguida no Instagram pelo governador Helder Barbalho
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar