ECONOMIANOTÍCIASPOLÍTICA

Marina diz que 120 milhões de brasileiros passam fome

Durante um painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o Brasil tem 120 milhões de pessoas passando fome. O número é mais da metade da população do país. A declaração foi proferida na terça-feira 17 e gerou polêmica nas redes sociais.

Dados da pesquisa Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil, divulgados em abril de 2021, apontaram que 125,6 milhões de pessoas no país não comiam em quantidade e qualidade ideais desde o surgimento da Covid-19. O levantamento foi coordenado pelo Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia.

Na pesquisa, foram utilizadas perguntas direcionadas para maiores de idade da Ebia (Escala Brasileira de Insegurança Alimentar). Se o entrevistado respondesse “sim” para ao menos uma delas, já era classificado como vivendo em insegurança alimentar. Uma das questões perguntava: “Nos últimos três meses, os moradores tiveram preocupação que os alimentos acabassem antes de poderem comprar ou receber mais comida?”

O número de 120 milhões é, no entanto, bastante distante dos 33 milhões apontados por levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Pensann) — o estudo foi feito em parceria com seis entidades e ONGs, e divulgado no ano passado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar