NOTÍCIASREGIONALSAÚDE

Mães de bebês prematuros confeccionam roupas natalinas para aliviar o estresse da internação hospitalar

Como forma de reduzir o estresse e ansiedade, mães de bebês prematuros internados desenvolveram a criatividade produzindo roupas natalinas no Hospital Materno-Infantil de Barcarena, região nordeste do Pará.

A ideia de produzir atividades manuais faz parte do cuidado humanizado potencializado pela gestão do Hospital, que propõe a quebra de uma rotina hospitalar muitas vezes cansativa. Agora, o tempo ocioso dessas mães é substituído por empenho e criatividade em oficinas.

Mamães confeccionaram os gorrinhos para os bebês

Natal – A iniciativa foi reforçada agora durante o fim de ano, já que muitas mães dos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal não passarão o Natal com a família. Uma delas é Geisiane Vasconcelos, de 28 anos, mãe do pequeno Jonathan Luiz que nasceu com apenas seis meses.

O bebê necessita de cuidados intensivos para ganhar peso até estar pronto para ter alta da UTI. Para Geisiane, moradora de Abaetetuba, a oferta de oficinas serviu como uma via de escape social e de acolhimento com momentos de descontração e relaxamento.

“É tão maravilhoso poder construir algo para dar ao meu filho. Eu me sinto participante, porque eu sempre o vejo sendo cuidado, agora, eu também posso demonstrar o meu cuidado com esse presente de natal que eu fiz para ele”, explica a mãe emocionada.

Oficina – Entre as oficinas ofertadas estão a de biscoitos natalinos, em que mães acolhidas podem cozinhar e decorar a ceia de Natal delas no hospital, e a confecção de roupinhas, como gorros e luvas para bebês, que serão presenteados pelos itens confeccionados pelas próprias mães.

De acordo com Heloísa Santos, terapeuta ocupacional da unidade, a ideia foi trazer para o ambiente hospitalar a simbologia do Natal, proporcionando um momento festivo para aquelas mães que não poderão estar junto da família. A ação também veio para minimizar os aspectos negativos da hospitalização.

“É um processo terapêutico, não só na parte clínica, com os cuidados e procedimentos que muitas dessas mães vivenciam com o parto prematuro, mas também com o acolhimento e cuidado emocional. Elas compartilham essas vivências do dia a dia, trocam experiências com as mães e despertam o lado criativo”, destaca a terapeuta ocupacional.

Durante a oficina de produção de biscoitos natalinos, as mães contam com apoio da equipe do Serviço de Nutrição e Dietética para manterem a alimentação saudável, além de receberem todo o material necessário para criação e inspiração na hora de produzir os lanches.

Já para a criação de roupinhas de Natal para os bebês, as mães recebem o direcionamento da terapeuta ocupacional, com material de costura e decoração para produzir gorros, luvas, sapatinhos e fraldas. Todo o material é antialérgico e devidamente higienizado.

Fonte: G1 Pará

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar