NACIONALNOTÍCIAS

Lula sanciona lei que institui 21 de março como Dia Nacional de Tradições Africanas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o 21 de março como Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

Publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 6, a Lei número 14.519 foi aprovada pela Câmara dos Deputados (como Projeto de Lei (PL) 2.053/22) no dia 21 de dezembro de 2022 e encaminhada à sanção presidencial. O PL é do deputado federal Vicentinho (PT-SP)

A data escolhida para a comemoração – 21 de março – é também Dia Internacional contra a Discriminação Racial, marco estabelecido pelas Nações Unidas (ONU) tendo como referência o episódio que ficou conhecido como “Massacre de Shaperville”, em 1960, na África do Sul.

O massacre ocorreu quando cerca de 20 mil sul-africanos protestaram contra a determinação imposta pelo governo da época, de limitar os locais onde a população negra poderia circular.

Em resposta à manifestação que era considerada pacífica, militares da África do Sul atuaram violentamente para reprimir o protesto. Tiros foram disparados contra os manifestantes, resultando na morte de 69 pessoas.

Fonte: Agência Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar