ECONOMIAINTERNACIONALNOTÍCIASPOLÍTICA

Lula diz esperar fim das tarifas dos EUA ao Brasil nos próximos dias após conversa com Trump

Presidente afirmou que negociações com os Estados Unidos estão avançadas e que acordo deve ser anunciado em breve.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (27), em Kuala Lumpur, na Malásia, que o Brasil e os Estados Unidos devem chegar a um acordo em breve sobre a suspensão das tarifas impostas a produtos brasileiros.

Durante coletiva de imprensa, Lula declarou que as conversas com o presidente norte-americano, Donald Trump, indicam um desfecho próximo. “Tive uma boa impressão de que logo não haverá problema entre Estados Unidos e Brasil”, disse.

Segundo o presidente, o Brasil apresentou argumentos demonstrando que os Estados Unidos registram superávit na balança comercial bilateral, o que, segundo ele, não justificaria as taxações. Lula entregou um documento com os principais pontos das negociações e afirmou que busca apenas condições equilibradas para o comércio entre os dois países.

Questionado sobre eventuais promessas feitas por Trump, Lula respondeu que o importante é o compromisso de avançar em um acordo “de boa qualidade” entre as duas nações.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que as equipes técnicas do Brasil e dos Estados Unidos devem se reunir nas próximas semanas para construir um entendimento. “Acordamos um cronograma de reuniões com foco nos setores mais afetados pelas tarifas”, afirmou.

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, destacou que as discussões estão evoluindo de forma positiva e agora se concentram em aspectos comerciais.

Venezuela e COP30
Durante o encontro, Lula também declarou que o Brasil está à disposição para colaborar em negociações relacionadas à Venezuela. “O Brasil não tem interesse em conflito na América do Sul. Nosso foco é combater a pobreza e a fome”, afirmou.

O presidente ainda reiterou o convite para que Donald Trump participe da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para novembro de 2025, em Belém.

Relações com a Ásia e Brics
Lula destacou a importância das visitas oficiais à Indonésia e à Malásia, com o objetivo de ampliar parcerias econômicas e tecnológicas. O chanceler Mauro Vieira afirmou que o Sudeste Asiático é estratégico para o crescimento global e a diversificação das relações comerciais do Brasil.

Lula também manifestou apoio à candidatura da Malásia como membro pleno do Brics, grupo atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, entre outros países parceiros.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar