CRIMENACIONALNOTÍCIASPOLÍTICA

Lula decreta intervenção federal na segurança pública do DF para conter apoiadores de Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na tarde deste domingo, dia 8, um decreto que estabelece uma intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal (DF) por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O objetivo é frear a depredação que manifestantes bolsonaristas promovem nos prédios dos Três Poderes.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decretou intervenção federal no Distrito Federal na tarde deste domingo, 8, após atos de violência e falhas na segurança pública. A medida vale até 31 de janeiro de 2023. O interventor será Ricardo Garcia Cappelli, que fica subordinado ao chefe do Executivo federal.

Em documento, o presidente afirma que o “objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão de prédios públicos”.

Na medida, o presidente afira que “o interventor poderá requisitar, se necessário, os recursos financeiros, tecnológicos, estruturais e humanos do Distrito Federal afetos ao objeto e necessários à consecução do objetivo da intervenção”.

Por ordem da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, a Polícia Militar atuava para conter os manifestantes, mas não obteve êxito.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também havia determinado o emprego da Força Nacional, o que também não foi suficiente. Com a medida, as Forças Armadas poderão atuar na capital federal para a retomada da ordem pública.

Mais cedo, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso Nacional, afirmou que acionaria a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que fosse decretada intervenção na segurança pública do Distrito Federal.

Veja o documento:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar