EDUCAÇÃONOTÍCIAS

Jornalista paraense lança novo livro sobre escrita e jornalismo

Qual é o segredo da boa escrita? O que é uma notícia? Por que fake news é fake, não é news? Que papel tem o jornalismo no universo das redes? Provocações e reflexões, muito mais que respostas, estão no livro “Tu já Viste um Rei?”, o segundo da série Papo de Jornalismo, do jornalista e professor Antonio Carlos Pimentel Jr.

O livro físico, já disponível, pode ser adquirido pelo e-mail tonga.carlos@gmail.com ou pelo whatsapp (9114-7657). Custa R$ 40,00, com entrega em domicílio.

“Tu já Viste um Rei?” é uma publicação do selo Expedição Pará. Tem diagramação do jornalista, designer e fotógrafo Fernando Sette e capa do jornalista e designer Filipe Sanches. A revisão é da jornalista e professora Regina Alves. A primeira obra da série, “Os quês e o porquê”, foi lançada em 2016, pela editora Publit.

Jornalismo – De acordo com Antonio Carlos, o livro fala de jornalismo, fake news e da escrita. “Como trabalho há muitos anos com textos, apresento conceitos sobre a redação jornalística, gêneros textuais e proponho um exercício de técnica e estilo. Uso algumas coisas que escrevi e referências de autores consagrados”, informou o professor, que espera contribuir na formação de jovens jornalistas com relatos de experiência.

Além do texto jornalístico, a obra também traz discussões sobre outras áreas, como a escrita criativa, a escrita afetuosa e a ficção.

“Histórias do jornalismo nos remetem a momentos que revivemos e a outros de que tomamos conhecimento através da memória. É o caso dessa fusão de textos que Antonio Carlos nos apresenta com maestria, numa linguagem saborosa e, ao mesmo tempo, educativa, pois perpassa histórias vividas no âmbito da Redação, universo especial que os profissionais e personagens da área têm a oportunidade de vivenciar”, escreveu o jornalista João Plaça Jr., no texto de apresentação do livro.

“O caso é grave. Antonio Carlos Pimentel Jr. vive a derramar palavras no mundo e enxugar as que escapam em excesso. Antes fosse apenas hábito de ofício. Faz por gosto”, escreveu o jornalista Guilherme Guerreiro Neto, se referindo ao trabalho de Antonio Carlos como escritor e editor de textos.

Na visão de Guilherme, “Tu já Viste um Rei?” é uma “terapia coletiva para nós que, sem a perícia de Antonio Carlos, deixamos vez ou outra palavras por aí”.

Carreira – Jornalista profissional desde 1987, Antonio Carlos é professor do curso de Jornalismo na Universidade da Amazônia (Unama), mestre em Estudos Literários e especialista em Produção Textual pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Escrever é uma prática de todos os dias. É uma habilidade que a gente desenvolve e aprimora com o tempo, com muito trabalho e com as referências da vida, nossas leituras, nosso conhecimento de mundo”, explicou o professor.

“Jornalista tem que ler e escrever bem. Escrevo por prazer, mas também pela necessidade da interlocução, do contato por meio da palavra, talvez de uma busca pela permanência”, destaca.

Fonte: O Liberal

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar