A Polícia Civil do Pará prendeu no interior do estado um fazendeiro considerado um dos maiores desmatadores da Amazônia.
Geraldo de Oliveira, de 60 anos, foi preso na quinta-feira, dia 9, e a informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança do Pará nesta sexta-feira, 10.
De acordo com os investigadores, o fazendeiro tem mais de R$ 40 milhões em multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) por crimes ambientais. Ele foi preso em flagrante na Fazenda Ouro Verde, durante a operação “Outsiders”, por crimes ambientais, e teria devastado cerca de mil hectares de terra dentro da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu (APA), no município paraense de São Félix do Xingu (PA).
Geraldo desmatava a floresta para transformá-la em área de pasto e vender as madeiras derrubadas, segundo a Polícia. Contra ele, havia um mandado de prisão expedido pela Justiça desde 2019. Durante esse período ele obteve habeas corpus e retornou para a região, onde acabou preso na quinta-feira, dia 9. Dois funcionários da fazenda foram autuados e devem responder por porte ilegal de arma.
A operação “Outsiders” tem como objetivo coibir e combater o desmatamento em áreas de responsabilidade do Pará, além de punir os infratores. A operação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), deflagrada junto às Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas).
O nome da operação faz referência a forasteiro ou pessoas vindas de outros estados para atuar no desmatamento em terras no Pará.
Fonte: CNN Brasil