
O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 26, veio com uma verdadeira troca troca de cadeiras em cargos importantes do Governo do Pará. Os atos são de ontem [quinta-feira, 25], mas só foram publicados nesta sexta-feira, no DOE.
A mudança mais radical foi na Casa Civil do Estado do Pará, que tinha como poderoso gestor Parsifal Pontes, desde o início da gestão Helder Barbalho. Pontes foi uma indicação direta do senador Jader Barbalho ao filho governador.
Respiradores – Parsifal Pontes, que sai do cargo debaixo de denúncias de ter sido o intermediador do Governo do Pará na compra de 400 respiradores da China, cuja transição foi alvo da operação Para Bellum, da Polícia Federal. A operação apurou fraudes nessa compra e também vasculhou documentos e aparelhos eletrônicos na Casa Civil.

Para o cargo de Parsifal foi nomeado o ex-deputado Iran de Lima, que teve o mandato cassado e deixou a Assembleia Legislativa (Alepa). Lima era o titular da Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que deixou em abril passado, para voltar à Alepa.

Agora, o cargo de titular da Sedeme é de Parsifal Pontes. Quer dizer, uma espécie de troca “de seis por meia dúzia”.

Em apenas um mês, é terceira mudança em cargos de secretários. A primeira foi a de Rogério Barra, que deixou a titularidade da Secretaria de Justiça e Direito Humanos (SEJUDH).
E ainda , logo no início do ano, a exoneração foi de Leila Freire do comando da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-PA).
Com informações do blog Diógenes Brandão