
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), revogou nesta terça-feira (1º) o decreto que autorizava a participação do major da Polícia Militar José Rogério da Silva Holanda em missão oficial em Lisboa, Portugal. A viagem estava prevista para ocorrer entre os dias 28 de junho e 5 de julho.
A revogação ocorreu poucos dias após a divulgação de um vídeo que mostra o oficial ameaçando e hostilizando verbalmente a própria mãe, uma idosa, no bairro da Pedreira, em Belém.
As imagens mostram o major fazendo ameaças físicas, dizendo que iria “dar porrada” na mulher, e tentando agredi-la, sendo contido por outro homem. O policial também chega a golpear o celular da vítima ao perceber que estava sendo filmado.

O decreto que cancelou a autorização da viagem foi publicado no Diário Oficial do Estado, mas não menciona o vídeo nem apresenta justificativa para a revogação. O documento original, que permitia o deslocamento internacional do militar, também foi assinado no mesmo dia do episódio registrado em vídeo.
Conteúdo relacionado: