BELÉMDENÚNCIANOTÍCIASO ED VOLTOU!

Garis de Belém estariam sem receber e ruas padecem com lixo acumulado

Quem anda por Belém já deve ter notado vários pontos de acúmulo de lixo pelas ruas da cidade. Um problema que estamos denunciando faz tempo, mas que vem se acentuando nas últimas semanas, sem que haja uma ação efetiva da prefeitura para que esse problema seja resolvido, afinal, cidade suja traz doença, alagamentos, piora da qualidade de vida e causa má impressão aos visitantes da capital.

Bairros como Pedreira, Marco, Sacramenta e o Distrito de Icoaraci, por exemplo, estão com coleta de lixo irregular há algumas semanas. Esse problema teria se acentuado devido a falta de pagamentos dos trabalhadores da limpeza pública.

Coletores de lixo que prestam serviços para a Prefeitura de Belém por meio de empresas terceirizadas afirmam que o motivo são atrasos no salário dos colaboradores, que teriam feito com que muitos trabalhadores não cumprissem os expedientes.

No entanto, por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) afirma, após consultar as empresas, que não há irregularidade nos pagamentos.

De acordo com O Liberal, os garis estariam há mais de 10 dias com o salário atrasado.

“O salário está atrasado e está todo mundo de prova. Todo mundo mora longe aqui e tem que trazer almoço. Hoje metade da equipe faltou, por falta de dinheiro para o ônibus e alimentação. Está tudo em falta e deram um prazo que seria pago na semana passada. Costumamos receber no dia 30 ou 31. Muita gente aqui é pai de família, tem filhos. Falam que é hoje, depois que é amanhã. E as contas atrasadas, cobrador em cima de nós pedindo dinheiro e nada. É o único emprego que eu tenho. Só estão dando promessa”, lamenta ele, que preferiu não se identificar, temendo retaliações.

Um colega de trabalho dele conta que “a situação está pegando” e lembra que além do aumento, o auxílio-transporte dos trabalhadores não foi reajustado apesar do aumento na passagem de ônibus em Belém, que passou de R$3,60 para R$4 no dia 28 de março.

“Também queremos saber se o aumento do preço da passagem será reajustado no auxílio transporte do nosso salário. Até agora não falaram nada. Vai fazer mais um mês um aumento. Estamos na pindaíba. Muita gente não tem almoço, não consegue trazer. A gente acaba dependendo de doação, o pessoal que nos conhece na rua e nos dão café, bolo. A gente consegue dinheiro só da ida. Tem parceiro nosso que veio da Terra Firme andando trabalhar. Muitos não vieram hoje e ontem também, mas por falta de dinheiro mesmo. É uma situação triste”, desabafa.

Sesan

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) afirma que os pagamentos das empresas prestadoras de serviços de limpeza urbana estão sendo realizados normalmente, conforme previsto nos contratos. ” A Sesan informa, ainda, que solicitou informações das empresas contratadas sobre as questões levantadas, as quais informaram estar em dia com as obrigações trabalhistas de seus funcionários”, completa a nota.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar