Fernanda Torres se desculpa por blackface em esquete na Globo
![](https://parawebnews.com/wp-content/uploads/2025/01/2-4.jpg)
Após ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, a atriz Fernanda Torres, 59, foi alvo de críticas nas redes sociais, principalmente de internautas americanos, que resgataram um esquete do programa Fantástico, da Rede Globo, exibido há mais de 20 anos. No episódio, a atriz aparece usando blackface, prática considerada racista e inaceitável nos dias atuais.
Em contato com o site Deadline, Fernanda Torres se desculpou publicamente pelo ocorrido e se manifestou sobre o impacto cultural da prática. “Há quase 20 anos, eu apareci usando blackface em uma esquete de comédia de um programa de TV brasileiro. Lamento imensamente por isso”, afirmou a atriz em sua declaração. Ela ressaltou a importância de abordar a questão para evitar mais dor e mal-entendidos.
“Graças a um melhor entendimento cultural e aos avanços que, embora insuficientes, ainda são significativos, é claro hoje em nosso país e no mundo todo que o blackface é inaceitável”, continuou Fernanda, reconhecendo o progresso no combate ao racismo. “Essa é uma conversa importante que precisamos continuar tendo para prevenir a normalização de práticas racistas”, completou.
O esquete em questão, exibido em 2008, foi chamado Sexo Oposto e abordava as diferenças entre homens e mulheres. No episódio, Fernanda interpretava dois papéis: Solange, uma dona de casa, e Dalva, uma empregada doméstica negra. Para interpretar Dalva, a atriz pintou o rosto de negro, o que gerou a polêmica.
Fernanda finalizou sua declaração afirmando seu compromisso com a luta contra o racismo, destacando sua atenção e dedicação à busca por um mundo mais justo e livre de desigualdades.