BELÉMNOTÍCIAS

Esquadrilha da Fumaça sobrevoa Belém em homenagem ao Círio

As aeronaves A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousaram nesta tarde de sexta-feira, 8, na Base Aérea de Belém (BABE), quando foram recebidas com as bênçãos da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Durante este fim de semana, haverá sobrevoos pela capital paraense como parte da programação no Círio 2021.

Estiveram presentes, na cerimônia, o Comandante do Comando Aéreo Norte (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a Diretoria da Festa de Nazaré e outras autoridades militares e religiosas.

O Comandante do I COMAR comentou que a participação da Esquadrilha da Fumaça no Círio de Nazaré vai proporcionar, a cada cidadão, um momento especial. “A Força Aérea busca representar cada paraense nas Asas que protegem o País durante esta apresentação, que é a primeira vez no Círio de Nazaré. Não podemos estar na tradicional procissão, mas teremos este espetáculo, com as aeronaves sobrevoando a capital e alegrando a todos”, garante o Oficial-General.

O Piloto da Esquadrilha da Fumaça e Oficial de Operações, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, falou sobre as expectativas para as apresentações. “Dentro das possibilidades esperamos que as pessoas, em suas casas ou nas ruas, possam acompanhar as apresentações. Estaremos sobrevoando a cidade, não haverá ponto específico, mas vai contemplar toda a cidade. É uma satisfação a Fumaça e a Força Aérea Brasileira estarem presentes neste evento cultural de grande importância para o estado e o Brasil”, disse.

Programação do Círio 2021

A Esquadrilha da Fumaça fará apresentações neste fim de semana. Devido à necessidade de evitar aglomerações durante a pandemia, a Esquadrilha realizará diversas passagens aéreas sobre a região metropolitana de Belém, sem as tradicionais acrobacias.

A programação oficial da Fumaça no Círio 2021 terá início no sábado, 9, a partir das 16 horas. As aeronaves sairão da Base Aérea de Belém e farão sobrevoos pela cidade, tendo como pontos principais a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a Estação das Docas e a Catedral da Sé. O destaque será para uma mensagem especial que a Esquadrilha escreverá sobre a Basílica e que poderá ser vista de vários pontos da capital.

Já no domingo, 10, a partir das 7h30, estão programadas outras passagens das aeronaves na Igreja da Sé. Os horários das passagens da Esquadrilha da Fumaça foram escolhidos para marcar o início da Trasladação e do Círio que, como no ano de 2020, novamente não acontecerão devido à pandemia.

As homenagens da Esquadrilha da Fumaça no Círio 2021 são parte das comemorações dos 80 anos do Comando Aéreo Norte (I COMAR), a ser celebrado no dia 25 deste mês.

Informações da Força Aérea Brasileira*

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar