BELÉMCORONA VÍRUSNOTÍCIAS

Enfermeiras da linha de frente recebem as primeiras doses da vacina contra Covid-19 em Belém

A enfermeira Shirley Cuimar Cruz Maia, de 39 anos foi a primeira paraense vacinada contra a Covid-19 em Belém, na manhã desta terça-feira, 19. Em seguida, a técnica de enfermagem Marielza da Silva Monteiro, de 57 anos, também recebeu a primeira dose da CoronaVac. As duas imunizadas atuam na linha de frente no combate a pandemia, no Hospital de Campanha de Belém, que funciona no Hangar.

A cerimônia simbólica que marcou o início da vacinação contra o coronavírus foi realizada no Hangar, Centro de Convenções, mesmo lugar onde funciona o hospital de campanha da capital. O ato foi acompanhado pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) e pelos prefeitos de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), e de Ananindeua, Dr. Daniel (MDB).

“Quero de antemão parabenizar a todos os pesquisadores e trabalhadores que estiveram ao longo desses últimos meses emprestando seu conhecimento e tudo aquilo que a ciência pode produzir em nosso país para viabilizar em tempo recorde ter essa vacina disponível para nossa sociedade”, disse Helder.

De Ananindeua – Durante a cerimônia também foi realizada a primeira imunização do município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. O enfermeiro João Bernardo, de 37 anos, que trabalha no combate a pandemia foi o terceiro a receber a vacina.

Segundo o Governo do Estado, desde as 3h da madrugada as doses da vacina começaram a ser distribuídas entre as regionais da Secretaria de Saúde (Sespa-PA). Cada prefeitura municipal será responsável por buscar o quantitativo destinado a ela. Apenas nas regiões da Calha Norte e do Marajó, a distribuição entre as cidades será feita pelo governo por uma questão de segurança logística.

Outros municípios – Ainda nesta terça-feira, Helder Barbalho segue para Marabá, de onde partirá para o município de Bom Jesus do Tocantins para vacinar a primeira indígena. Uma mulher, idosa de 105 anos, da aldeia Gavião Kyikatêjê. Do total de vacinas, 48.680 são destinadas exclusivamente à população indígena.

Após a região sudeste do estado, Helder vai para Santarém, no Baixo-Amazonas , também nesta terça-feira, 19. Na cidade, o primeiro imunizado será um idoso que vive em um asilo estadual.

Confira como será a vacinação no estado do Pará

1ª fase

  • Trabalhadores de saúde
  • Pessoas comais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência
  • Indígenas aldeados
  • Profissionais da Segurança Pública na Ativa

2ª fase

  • Idosos de 60 a 79 anos de idade
  • Idosos a partir de 80 anos
  • Povos e comunidades tradicionais quilombola

3ª fase

  • Indivíduos que possuam comorbidades
  • Trabalhadores da educação
  • Forças Armadas
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade
  • População privada de liberdade

Fonte: G1 Pará

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar