BELÉMNOTÍCIAS

Empresa Belém-Rio será substituída na linha que atende o conjunto Quinta dos Paricás

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) iniciou o processo de substituição total da empresa Belém Rio na linha Águas Negras – São Brás, que atende o residencial Quinta dos Paricás, no Maracuera, Distrito de Outeiro.

A mudança é resultado de uma série de fiscalização específica nessa linha, que vem ocorrendo há cerca de 15 dias pelos agentes de transporte do órgão e medidas preliminares para melhorar a prestação do serviço à comunidade, iniciadas pela SeMOB desde a terça-feira, 16.

Prestação de serviço – Como primeira medida, efetuada na terça-feira, 17, diante da interrupção na prestação do serviço de forma unilateral pela empresa e sem a autorização do órgão, foi determinado, por meio de ofício, o pronto restabelecimento da linha no prazo de uma hora, a contar do recebimento do documento emitido pela SeMOB, sob pena da adoção das medidas administrativas cabíveis de responsabilização em caso de não cumprimento.

A linha foi, então, restabelecida, mas ainda na noite de terça-feira a SeMOB emitiu outra ordem de serviço, acrescentando uma nova linha que atenda o Quinta dos Paricás. 

Essa linha, que já começou a operar de forma imediata nas primeiras horas da manhã de quarta-feira, 17, é a Icoaraci – Ver-o-Peso, da empresa Vialoc com trajeto pela avenida Arthur Bernardes, e que agora passa a integrar o residencial em seu itinerário.

Com a entrada da nova linha, há um aumento não só da oferta de veículos aos cerca de 10 mil moradores do Quinta dos Paricás, como também uma nova rota diferente da que vinha sendo operada pela Belém Rio (pelas avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso, até São Brás), permitindo uma opção de ligação direta do conjunto ao centro comercial da capital. 

Intervenção – “Foi preciso fazer uma intervenção imediata, inclusive com a entrada de uma nova empresa na área, para garantir o atendimento do serviço aos usuários”, ressaltou a superintendente da SeMOB, Ana Valéria Borges, que também convocou para esta quarta-feira uma reunião com representantes da empresa e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), quando a própria Belém Rio confirmou seu interesse em não mais atender a linha do Paricás e foram alinhados os passos para a substituição da mesma. 

Durante a reunião o diretor geral da SeMOB, José Roberto Pereira de Oliveira, destacou que a comunidade do Quinta dos Paricás foi a primeira atendida pela nova gestão à frente do órgão, que desde janeiro vem fazendo uma análise mais minuciosa da prestação do serviço na área, chegando a resultados bem aquém do ideal definido pela SeMOB.

O próprio representante da empresa mostrou, durante a reunião, a grande quantidade de autuações administrativas recebidas, autuações essas com valor médio de R$ 700 por viagem não cumprida. 

Transição – Diante disso, ficou decidido que até a próxima sexta-feira, 19, a Belém Rio irá formalizar junto à SeMOB sua saída da linha Águas Negras – São Brás, via Paricás. Em uma nova reunião na próxima semana, a SeMOB já apresentará sua proposta para a migração a uma nova empresa.

Até a total transição, a Belém Rio fica obrigada a continuar com a prestação do serviço que atende o Paricás, em paralelo à Vialoc que passou a operar a outra linha da área.

Do encontro com a empresa também ficou acertado que a Belém Rio deve formalizar ao órgão quais são as outras linhas que ela não tem mais interesse em operar, entre elas algumas com registros de reclamações recorrentes junto ao órgão, como as que servem aos conjuntos Maguari, Satélite, Tenoné, Médice e o Distrito de Outeiro. De posse dessa informação, a SeMOB abrirá os procedimentos de substituição. 

Fonte: Agência Belém

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar