
Na manhã desta terça-feira, o prefeito eleito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), anunciou seis nomes de quem irá integrar o novo secretariado municipal. São os titulares da Cinbesa, Coordenadoria da Mulher, Fundo Ver-o-Sol, Administração Regional de Icoaraci, Promaben e COPSAN.
Cinbesa – O advogado Bruno Batista, atual integrante da Comissão de Transição da Prefeitura de Belém, indicado pelo prefeito eleito Edmilson Rodrigues, vai assumir a presidência da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) na nova gestão.
Bruno Batista é especializado em Direito Processual Civil e atuou na antiga Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos (Semaj) – atual Procuradoria Geral do Município (PGM) – nas gestões anteriores de Edmilson como prefeito.
Na Comissão de Transição, Batista é responsável pela análise de contratos e por análise jurídica de documentos relativos a convênios, tomada de conta especial e Termos de Ajuste de Conduta e de Gestão firmados pela atual gestão.

Coordenadoria da Mulher – Lívia Noronha, que concorreu pelo PSOL e foi a segunda mais votada para prefeita de Ananindeua, este ano, vai assumir a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) na gestão do prefeito eleito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Lívia é bacharela e mestra em Filosofia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi professora substituta do curso de Filosofia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e professora colaboradora do curso de Educação do Campo da UFPA.
“Tem muita coisa para fazermos a partir do Bora Belém, que vai proporcionar transferência de renda para as mulheres (em situação de fome). Além disso, desenvolver o plano de assistência pra mulheres vítimas de violência e debater o parto humanizado”, defende.
Fundo Ver-o-Sol – A economista Georgina Tolosa Galvão vai assumir a coordenação-geral do Fundo Municipal de Solidariedade para Geração de Emprego e Renda-Ver-O-Sol, na gestão do prefeito eleito Edmilson Rodrigues.
Ela foi secretária municipal de Finanças e presidente da Fundação Municipal de Assistência do Município de Belém (Funpapa) nas gestões anteriores de Edmilson e, atualmente, é assessora parlamentar do então deputado na Câmara Federal.
Georgina é pós-graduada em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas e também em Planejamento do Desenvolvimento, ambos pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (Naea UFPA). Ela é servidora efetiva da Secretaria Estadual de Emprego e Renda do Estado do Pará, cedida para a Câmara Federal.

Icoaraci – Ellana Silva, cientista social formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), pós-graduada em Sociologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), vai assumir como administradora regional de Icoaraci (ADIC) na nova gestão da Prefeitura de Belém.
Ellana Silva é conselheira estadual de Educação no Pará. Ela também foi conselheira estadual do Fundeb, gestora de um projeto de leitura e bibliotecas comunitárias da Imprensa Oficial do Estado (IOEPA) e pesquisadora bolsista (CNPq) no Museu Paraense Emílio Goeldi, sobre urbanização e religiosidade.
“Nossa gestão vai valorizar e trabalhar para tirar Icoaraci da condição de abandono. Vamos resgatar o potencial econômico e cultural do distrito, buscando mais emprego e renda, desenvolvimento, segurança, lazer e, sobretudo, mais dignidade para a população”.

Promaben – O engenheiro sanitarista e ambiental Rodrigo Rodrigues vai assumir a coordenação geral do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) na gestão do prefeito Edmilson Rodrigues.
Ele é mestre em Engenharia Civil na área de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos e doutorando em Engenharia Civil, pela UFPA, além de professor da Universidade da Amazônia (Unama).
O Promaben realiza obras e ações na Bacia da Estrada Nova, uma das mais críticas de Belém em termos de alagamento, onde residem cerca de 200 mil pessoas. O programa conta com recursos da prefeitura e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“Vamos tornar o programa efetivo em prol da cidade, contribuindo com um modelo eficiente para melhoria ambiental e habitacional, com infraestrutura sanitária, infraestrutura viária e sustentabilidade social. O foco vai ser a gestão social, técnica e ambiental para solução dos problemas socioambientais que afetam os habitantes da bacia hidrográfica da Estrada Nova”, disse Rodrigues.

COPSAN – A doutora em Ciências Agrárias em Agrobiodiversidade, Merilene Silva Costa, será a nova titular da Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) na gestão do prefeito eleito Edmilson Rodrigues.
Ela tem graduação em Engenharia Florestal e mestrado em Ciências Florestais e, atualmente, é vice coordenadora do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Fonte: Assessoria de Comunicação de Edmilson Rodrigues