CRIMENOTÍCIAS

Doméstica, mãe de Miguel, consta como servidora em cidade onde patrão é prefeito

Pernambuco – A empregada doméstica Mirtes Renata de Souza, mãe de Miguel Otávio Santana da Silva, criança de 5 anos que caiu do 9º andar de um prédio localizado no centro histórico de Recife, em Pernambuco, está registrada como servidora da Prefeitura de Tamandaré, que fica a 106 km da capital.

A residência para qual Mirtes prestava serviços era do prefeito do município, Sérgio Hacker Corte Real (PSB) e Sarí Corte Real, primeira-dama, que foi presa em flagrante após a morte da criança e liberada após o pagamento de uma fiança no valor de R$ 20 mil.

Transparência – Uma consulta ao Portal da Transparência de Pernambuco, porém, mostra que ela está registrada como servidora em Tamandaré, cidade onde Hacker, do PSB, é prefeito.

O cargo de Mirtes é de Gerente de Divisão na manutenção das “atividades de administração”, uma função comissionada, que só pode ser concedida pelo prefeito ou por seus secretários. Embora a função seja de chefia, o salário bruto é praticamente igual ao mínimo, R$ 1.093,62.

A carga horária registrada no sistema é de “0 horas”, mas isso parece ser um erro, pois todos os servidores comissionados da cidade, inclusive secretários, também constam com a carga horária zerada no documento.

Fraude – O registro aponta para uma suspeita de fraude. Em dia de semana, portanto de expediente na Prefeitura, Mirtes trabalhava como empregada doméstica na casa do prefeito na capital, Recife.

Não é possível definir se a própria Mirtes sabe da situação, ou se foi pressionada a aceitá-la. O fato é que não seria a primeira vez que um político usa um cargo público para remunerar um empregado doméstico.

A reportagem ainda não conseguiu contato com os envolvidos para comentar o caso, mas o espaço segue aberto. A data de admissão da servidora no serviço público municipal da cidade litorânea é 1º de fevereiro de 2017, um mês após seu patrão ter tomado posse como prefeito.

Fonte: Metrópoles

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar