
O Corpo de Bombeiros está fiscalizando edifícios localizados no percurso das procissões do Círio de Nossa Senhora Nazaré, em Belém. O objetivo é alertar moradores e estabelecimentos sobre riscos de ultrapassar a capacidade de pessoas em marquises e sacadas durante as passagens da Santa.
As ações preventivas seguem até sexta-feira, dia 23. Nos dias de procissões, a corporação deve realizar fiscalizações para verificar o cumprimento das medidas recomendadas.
Número máximo – A orientação é 150 kg, aproximadamente duas pessoas, por metro quadrado em sacadas. A área de cada ambiente deve ser calculada para definir o limite de pessoas que podem ficar no mesmo local com segurança, evitando o risco de comprometimento da estrutura predial e acidentes.
Já as marquises dos prédios não podem ser utilizadas, pois a estrutura delas não foi feita para suportar pessoas. Tratam-se de pequenas coberturas que protegem a porta de entrada de chuvas e projetam sombras. Jamais podem ser utilizadas como arquibancadas.
O síndico ou responsável pelos locais vão assinar um termo de responsabilidade, sabendo das orientações que estão sendo repassadas pelos Bombeiros. Cada administração dos espaços deve repassar as orientações aos condôminos.