
Canaã dos Carajás, a cidade brasileira que mais cresceu demograficamente na última década, enfrenta um desafio incomum: a dificuldade para preencher vagas de emprego. Com uma economia impulsionada pela mineração, especialmente pelo projeto S11D da Vale, a demanda por trabalhadores cresce constantemente, mas a oferta de mão de obra não acompanha o ritmo.
Para tentar solucionar o problema, empresários e recrutadores têm utilizado até carros de som para divulgar oportunidades de trabalho pelas ruas da cidade. Mesmo com anúncios públicos, muitas vagas seguem em aberto.
Apesar da grande oferta de emprego, a região metropolitana de Belém ainda não figura como principal fonte de migrantes para Canaã dos Carajás. Muitos trabalhadores da capital paraense e arredores preferem buscar oportunidades em estados como Santa Catarina, São Paulo e Goiás, muitas vezes sem conhecer o potencial do município paraense.
Além da mineração, Canaã dos Carajás tem ampliado sua rede de comércio e serviços e investe na educação, com a oferta de cursos universitários. O município se posiciona como um novo polo de oportunidades no Sudeste do Pará, mas ainda enfrenta o desafio de atrair e qualificar profissionais para acompanhar seu crescimento.
VEJA VÍDEO: