INTERNACIONALNOTÍCIAS

China: homem morre de doença rara causada por vírus transmitido por macacos

A China registrou em maio deste ano a primeira morte de um humano causada por uma doença extremamente rara que é transmitida por um vírus encontrado em macacos.

A vítima era um homem de 51 anos que trabalhava como veterinário em um instituto chinês de pesquisa especializado em reprodução de primatas e havia trabalhado na dissecação de dois macacos mortos em março. As autoridades chinesas desconfiam que a contaminação tenha decorrido em sua rotina de trabalho.

No manuseio de animais teria acontecido o que os especialistas chamam de “salto viral”, quando um vírus de outra espécie consegue ser transmitido entre indivíduos que não são os hospedeiros comuns.

O vírus é conhecido como herpes B, esta cepa não é comum em humanos. Mas em casos em que ocorreu infecção, o vírus causa complicações no sistema nervoso central, causando um inchaço no cérebro beirando a um quadro fatal.

O veterinário sentiu náuseas, vômitos e febre, e morreu em 27 de maio. Duas pessoas em contato direto com ele, um médico e uma enfermeira, foram testados e, segundo as autoridades chinesas, os resultados foram negativos.

Exemplos históricos de vírus de animais que invadiram hospedeiros humanos incluem HIV (de chimpanzés), coronavírus Sars (de morcegos) e vírus influenza A (de pássaros).

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar