BELÉMCULTURA PARAENSENOTÍCIAS

Centro Cultural Palacete Faciola é inaugurado neste sábado, 25

A entrega do Centro Cultural Palacete Faciola será realizada às 17 horas, deste sábado, 25, com apresentação da Amazônia Jazz Band. O show será aberto ao público pela rua Doutor Moraes. O Centro Cultural Palacete Faciola fica na avenida Nazaré, 194, no bairro de Nazaré, esquina com a travessa Dr. Moraes, com entrada franca.

Trabalho minucioso, dedicação e compromisso com a preservação de um patrimônio arquitetônico e cultural de todos os paraenses. Cinco meses antes da data prevista no cronograma da obra, o Governo do Pará entrega neste sábado, 25, o Centro Cultural Palacete Faciola, no centro de Belém, após o casarão do início do século XX ser totalmente restaurado.

Representante de um tempo de urbanização da capital paraense proporcionado pelo comércio da borracha, o imóvel, após anos de abandono, recebeu um investimento superior a R$ 15 milhões e será devolvido à população pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O Centro Cultural é composto por três casas, e abriga o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), além do Museu da Imagem e do Som (MIS). Dispõe de um auditório para mais de 100 pessoas, e servirá às atividades ligadas às manifestações e expressões da cultura material e imaterial do Pará.

O projeto de preservação do patrimônio histórico do Estado realizado no espaço incluiu a restauração das fachadas das três casas; a recomposição espacial dos edifícios; instalação de novas portas e janelas em madeira; reintegração de pisos e forros; recomposição da cobertura, e reintegração de rebocos e revestimentos internos, sempre respeitando o caráter histórico das construções.

Também foi feito todo o paisagismo da área externa e instalados sistemas elétricos, hidrossanitários, de drenagem, acústico, de ar-condicionado, logística e de prevenção e combate a incêndio.

Na solenidade de entrega do espaço também serão abertas três exposições. A primeira – “Belém Passado/Presente” – é uma homenagem do Governo do Estado ao professor, arquiteto e urbanista Flávio Nassar, falecido em março deste ano. A exposição será composta por uma maquete do centro histórico de Belém, que ficará exposta durante quatro meses em uma das salas do Centro Cultural.

A segunda exposição – “Memorial Palacete Faciola” – visa transformar o espaço em si numa ação permanente de educação patrimonial, valorizando os detalhes arquitetônicos e as pinturas artísticas das edificações, assim como o entendimento do modo de vida da Belle Époque. Há ainda a exposição permanente “Cinema, Televisão e Audiovisual na Coleção do MIS, um Breve Recorte”, que reunirá acervos e equipamentos da memória audiovisual paraense.

Fonte: Agência Pará

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar