ECONOMIANACIONALNOTÍCIANOTÍCIASPOLÍTICARedes Sociais

Após repercussão negativa, Globo suspende exibição de reportagem sobre críticas ao Congresso

Matéria exibida pelo Jornal Nacional abordava o uso de inteligência artificial em ataques a parlamentares após a derrubada do decreto do IOF; decisão de suspensão atingiu outros programas da emissora

A TV Globo suspendeu a exibição de uma reportagem que vinha sendo replicada em diversos de seus telejornais sobre as críticas que parlamentares do Congresso Nacional têm recebido nas redes sociais, especialmente após a derrubada do decreto que aumentava a alíquota do IOF para determinados investimentos. A decisão veio após a repercussão negativa do material, principalmente entre setores ligados à militância progressista.

A matéria foi ao ar pela primeira vez na noite da última quinta-feira (3), no Jornal Nacional, com cerca de sete minutos de duração, e abordava o uso de inteligência artificial na produção de conteúdos críticos ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e outros parlamentares. Segundo a reportagem, o uso da tecnologia para satirizar ou atacar figuras políticas, como no caso do apelido “Hugo Não Se Importa”, levanta preocupações sobre a disseminação de desinformação, especialmente em períodos eleitorais.

Além do JN, o conteúdo chegou a ser transmitido em outros programas da emissora, como o Hora Um, o Jornal da Globo e o Edição das 6h da GloboNews. No entanto, conforme apuração do portal NaTelinha, a direção de jornalismo da Globo teria decidido vetar a reprodução da reportagem em outros espaços, como o Bom Dia Brasil e o Jornal Hoje.

Segundo fontes internas citadas pela reportagem, a medida foi tomada diante da reação negativa do público, que interpretou o conteúdo como uma possível tentativa de blindagem do Congresso ou de defesa dos chamados “super-ricos”, alvos do decreto do governo federal. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), havia justificado a proposta como uma forma de “taxar o dono da cobertura e os super-ricos”.

O material também ouviu nomes como o cientista político Carlos Pereira, o economista Armínio Fraga, o senador Rogério Marinho (PL-RN) e o deputado Luciano Zucco (PL-RS) — este último autor do projeto que derrubou o decreto do IOF. Todos fizeram críticas ao governo Lula e ao Partido dos Trabalhadores.

Nas redes sociais, internautas reagiram com críticas à postura da emissora. Comentários ironizando o conteúdo viralizaram, e alguns usuários chegaram a criar vídeos usando IA para supostamente expor as intenções do canal ao exibir a reportagem.

Até o momento, a TV Globo não se pronunciou oficialmente sobre a decisão de suspender o conteúdo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar