NACIONALNOTÍCIASPOLÍTICA

Apoiadores de Bolsonaro furam bloqueio e invadem Congresso, Planalto e STF em Brasília

Um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiu o Congresso Nacional, em Brasília, neste domingo, dia 8 de janeiro. Segundo o presidente interino do Senado Federal, Vital do Rêgo (MDB), os manifestantes já adentraram a área do Senado Federal. No local, policiais militares tentaram, de maneira frustrada, conter as invasões utilizando spray de pimenta.

O grupo de extremistas também entrou no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF). A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, acompanha a situação.

A Esplanada dos Ministérios estava fechada desde sábado, dia 7, devido os atos bolsonaristas programados para este domingo, 8. As manifestações foram organizadas nos últimos dias por meio de grupos de apoio ao ex-presidente no WhatsApp e Telegram, com o intuito de “cercar Brasília” e “parar tudo”.

Os manifestantes saíram do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Sul, por volta de 13h30, em direção à Esplanada, com cartazes de: “Forças Armadas, cumpra seu julgamento” e “Para libertar o Brasil do comunismo”. Apesar de não terem sido cadastrados junto à Secretaria de Segurança Pública, a pasta garantiu que os atos públicos seriam monitorados de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos.

O secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, condenou os ataques e disse que determinou providências imediatas para restabelecer a ordem no centro de Brasília.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), utilizou as redes sociais para reforçar que cobrou providências do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), por reforço no policiamento contra os manifestantes ligados a atos antidemocráticos. Neste domingo, 8, extremistas também invadiram os prédios do Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).   

Fonte: Correio Braziliense

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar