BELÉMNOTÍCIASO ED VOLTOU!

A ciclofaixa “porca” que a prefeitura de Belém fez em Mosqueiro

Antes de mais nada, é bom deixar bem claro, que não se trata de uma crítica à iniciativa de fazer ciclovias/ciclofaixas em Belém, mas sim de como isso é feito, de qualquer jeito, podendo ser prejudicial até mesmo para os mais beneficiados: os cliclistas.

É louvável que a prefeitura incentive o transporte ativo, aliás, se Belém tem hoje uma das maiores extensões de ciclovias e ciclofaixas entre as capitais brasileiras, deve-se muito às gestões anteriores. Ainda estamos esperando o Edmilson cumprir a promessa de transformar Belém na capital nacional das bicicletas.

Mas enquanto isso não vem, na última semana, a prefeitura de Belém anunciou orgulhosa a implantação de uma ciclofaixa na avenida 16 de Novembro, em Mosqueiro. Até aí tudo bem. Mas quando se observa o trabalho feito e se tem um olhar crítico sobre isso, não tem como ficar calado.

Colocar uma ciclofaixa, basicamente algumas faixar pintadas próximo ao canteiro central da avenida 16 de Novembro, não traz nenhuma segurança para os ciclistas, ainda mais quando são bem estreitas e estão numa via de grande fluxo de veículos.

Edmilson é arquiteto e urbanista e ele adora se gabar disso. No entanto, parece que o que aprendeu na faculdade não consegue implementar em Belém. O canteiro central da avenida 16 de Novembro têm várias mangueiras “ilhadas” em meio ao asfalto e entre elas motoristas costuma estacionar seus veículos.

Foto: ArquiUrbe

Num local como Mosqueiro, com grande apelo turístico, é preciso potencializar o urbanismo das ruas do distrito. Ao invés de uma simples pintura para dizer que fez uma ciclofaixa, por que não remodelar o canteiro central da avenida 16 de Novembro, com um projeto de paisagismo, CICLOVIA e equipamentos de lazer tal como foi feito, por exemplo, na Avenida Marquês de Herval, no bairro da Pedreira?

Seria um grande ativo de lazer, social e ambiental para quem mora e frequenta a bucólica. Uma oportunidade de recuperar uma das principais vias do distrito. Uma oportunidade perdida, por ora. Para quem prometeu uma cidade de novas ideias, está entregando mais do mesmo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar