Levantamento divulgado nesta quarta-feira (10) pela Genial/Quaest aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança das intenções de voto para a eleição presidencial de 2026. Os dados mostram vantagem do petista tanto nos cenários de primeiro turno quanto nas simulações de segundo turno realizadas pelo instituto.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula aparece com 39% das intenções de voto. Em seguida estão o senador Flávio Bolsonaro (PL), com 29%, Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão), ambos com 3%.
Também foram citados Romeu Zema (Novo), com 2%; Aécio Neves (PSDB), com 2%; Augusto Cury (Avante), com 1%; Joaquim Barbosa (DC), com 1%; e Samara Martins (UP), com 1%. Cabo Daciolo (Mobiliza), Edmilson Costa (PCB) e Heró Bezerra (PRTB) não registraram pontuação suficiente para atingir 1%.
Esta é a primeira pesquisa do instituto a incluir Joaquim Barbosa e Aécio Neves nos cenários estimulados para a disputa presidencial.
Cenário de primeiro turno
O levantamento apresentou a seguinte distribuição das intenções de voto:
- Lula (PT): 39%
- Flávio Bolsonaro (PL): 29%
- Renan Santos (Missão): 3%
- Ronaldo Caiado (PSD): 3%
- Aécio Neves (PSDB): 2%
- Romeu Zema (Novo): 2%
- Augusto Cury (Avante): 1%
- Joaquim Barbosa (DC): 1%
- Samara Martins (UP): 1%
- Cabo Daciolo (Mobiliza): 0%
- Edmilson Costa (PCB): 0%
- Heró Bezerra (PRTB): 0%
Simulações de segundo turno
Nos cenários projetados para uma eventual segunda etapa da disputa, Lula aparece à frente dos adversários testados pela pesquisa.
Confira os resultados:
- Lula: 44% x 38% Flávio Bolsonaro
- Lula: 45% x 35% Romeu Zema
- Lula: 45% x 35% Ronaldo Caiado
- Lula: 45% x 31% Renan Santos
O resultado representa o segundo levantamento consecutivo em que Lula aparece numericamente à frente de Flávio Bolsonaro em uma eventual disputa de segundo turno.
Eleitorado ainda pode mudar de posição
A pesquisa também mediu o grau de convicção dos eleitores em relação ao voto.
Segundo os dados, 63% dos entrevistados afirmaram que a escolha já está definida, enquanto 36% disseram que ainda podem mudar de candidato.
Entre os eleitores de Lula, 71% consideram o voto definitivo e 29% admitem mudança. No caso de Flávio Bolsonaro, 70% afirmam estar decididos e 30% ainda podem alterar a escolha.
Entre os entrevistados que declararam intenção de voto em Ronaldo Caiado, 52% afirmaram que podem mudar de candidato, enquanto 44% disseram estar decididos.
Já entre os apoiadores de Romeu Zema, 74% informaram que ainda podem rever a escolha, contra 26% que consideram o voto consolidado.
Pesquisa espontânea
No cenário espontâneo, quando os entrevistados respondem sem acesso a uma lista de candidatos, Lula foi citado por 23% dos participantes, um ponto percentual acima do registrado no levantamento anterior.
Flávio Bolsonaro apareceu com 17%, três pontos percentuais abaixo da pesquisa realizada em maio.
O índice de indecisos ficou em 56%, contra 57% no mês anterior.
Metodologia
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas em entrevistas presenciais realizadas entre os dias 5 e 8 de junho de 2026.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07661/2026.
Leia também:



