BELÉMNOTÍCIASPará

Vila da Barca inicia obras para implantação de rede de água e esgoto em Belém

Projeto prevê abastecimento de água potável até outubro e sistema de esgotamento sanitário concluído em 2026, beneficiando cerca de 5 mil moradores.

A comunidade da Vila da Barca, em Belém, começou a receber, nesta segunda-feira (28), obras para ampliar o fornecimento de água potável e instalar sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário. Considerada uma das maiores áreas sobre palafitas da América Latina, a região terá intervenções voltadas tanto para as casas de alvenaria quanto para as moradias suspensas.

Os trabalhos devem beneficiar mais de 1.400 residências, alcançando cerca de 5 mil pessoas. Segundo o cronograma, o sistema de abastecimento de água deve ser concluído até outubro deste ano, enquanto a rede de esgoto tem previsão de entrega em abril de 2026.

As obras são executadas pela empresa Águas do Pará, concessionária que assumiu a operação dos serviços de saneamento em 99 municípios do Estado. O projeto prevê a instalação de 2,3 quilômetros de redes de água elevadas, adaptadas às condições de alagamento da área, e 1,7 quilômetro de redes de esgoto. Também serão construídos uma adutora e um sistema de bombeamento de água tratada.

Cada residência contará com hidrômetro individual, e os moradores terão acesso à Tarifa Social, que oferece descontos na cobrança de água e esgoto para famílias de baixa renda.

Além da infraestrutura, a concessionária abriu 220 vagas de emprego, parte delas destinada a moradores da própria comunidade. Também serão promovidas oficinas de capacitação e cursos profissionalizantes gratuitos.

As obras fazem parte de um contrato que prevê mais de R$ 15 bilhões em investimentos em saneamento para 99 municípios paraenses, com a meta de atingir 99% de cobertura de água potável e 90% de coleta e tratamento de esgoto ao longo da concessão. Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cerca de 4,3 milhões de paraenses devem ser beneficiados diretamente.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar