Em Belém, existem algumas figuras lendárias que são verdadeiras celebridades locais. Se você ainda não teve a oportunidade de encontrá-las pessoalmente, é muito provável que, mais cedo ou mais tarde, venha a cruzar com alguma delas pelas ruas da cidade. Duas dessas emblemáticas figuras são o “Negão da Br” e o “Chaves do Amendoim”.
“Viado da Bike”
Uma outra dessas figuras lendárias de Belém é o “Viado da Bike”, José Américo da Silva. Natural de Teresina, no Piauí, mas com um coração paraense, ele ganha a vida realizando pequenos bicos e ficou famoso por percorrer toda a região metropolitana de bicicleta, acenando para as pessoas nas ruas.
Em março do ano passado, o jornal O Liberal já havia feito um apelo por doações para ajudar Américo, após ele revelar em uma entrevista sua condição de saúde.
O “Viado da Bike” enfrenta problemas avançados de varizes, provavelmente causados pelas longas pedaladas. Além disso, ele está passando por dificuldades financeiras e sua mãe está internada, lutando contra um câncer que surgiu e está sendo tratado com quimioterapia.
Publicação
As dificuldades enfrentadas por Américo foram relatadas em uma postagem feita pelo humorista e escritor, Gera Wellington, em seu canal do Instagram.
Em um vídeo, Gera Wellington encontra o famoso “Viado da Bike” em um supermercado da cidade na segunda-feira, dia 17. Ele anuncia que Américo vai abordar um assunto sério e pede para ele mostrar as varizes nas pernas, levantando as mangas das calças.
Américo está aguardando por uma cirurgia para solucionar seu problema de saúde.
O humorista, em seguida, faz um apelo às pessoas para ajudarem o “Viado da Bike” e compartilharem o vídeo para que possam encontrar possíveis apoiadores.
O vídeo ganhou grande repercussão, já contando com mais de 4000 curtidas, uma vez que Wellington possui mais de 36.000 seguidores em seu canal. Para quem desejar ajudar, os contatos diretos de Américo e o link do vídeo estão disponíveis ao final da matéria.
Número de contato 99989-0610