A Prefeitura de Belém promove o Dia “D” da campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo neste sábado, 30. A ideia é reforçar a vacinação nos grupos prioritários da campanha.
Neste dia, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai disponibilizar para a população aproximadamente 315 postos de vacinação, distribuídos nos 72 bairros do município e também nos distritos da capital. A abertura da campanha foi às 9 horas, na Unidade Básica de Saúde Portal da Amazônia, no Jurunas.
Influenza – Durante o Dia “D” o público-alvo da campanha será ampliado. Poderão se vacinar, além dos idosos (com 60 anos ou mais) e os profissionais de saúde, os seguintes públicos: puérperas (no período até 45 dias após o parto), gestantes, crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), indígenas (a partir de 6 meses de idade), professores das escolas públicas e privadas, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, pessoas portadoras de doenças crônicas (com prescrição médica) e pessoas com deficiência permanente.
Sarampo – O público-alvo para a vacinação do sarampo durante o Dia “D” são crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) e os trabalhadores da saúde para os quais a vacina é indicada para todas as faixas etárias, para completar ou iniciar esquema de duas doses, a depender da situação vacinal.
Metas – A meta da Campanha Nacional de Vacinação da Influenza e do Sarampo é vacinar 95% de cada público-alvo, que, em Belém, corresponde a 493.587 pessoas, até o dia 4 de julho.
Para o Dia “D”, quando a campanha será intensificada e a oferta de postos será maior, a meta é vacinar 60% deste público-alvo.
Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência de Belém. No caso das crianças, também é importante apresentar a carteira de vacinação.
Saiba onde se vacinar neste Dia “D” da campanha da influenza e sarampo:
– Postos de vacinação (postos de saúde e unidades municipais de Estratégias de Saúde da Família). Todos vão funcionar neste dia, 30, das 8h às 17h;
– Universidades (Unifamaz, Fibra, Unama) e IT Center, das 9h às 17h;
– Praças (Batista Campos e República), das 9h às 14h;
– Shoppings – Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará e Parque Shopping, das 10h às 19h.
Fonte: Agência Belém