Hospital Barros Barreto suspende visitas em prevenção à Covid-19, mas Sespa nega aumento de casos
O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) informou, na quinta-feira, 15, que suspendeu provisoriamente as visitas a pacientes internados na unidade em prevenção à Covid-19 no estado do Pará.
Suspensão – De acordo com o hospital, o objetivo da medida é diminuir a aglomeração de pessoas na unidade, controlando o contágio da doença. Para manter a segurança dos profissionais, a partir de agora, os boletins médicos serão comunicados por telefone. Não há previsão para a retomada das visitas na unidade.
Aumento – Segundo o hospital, a decisão foi tomada após uma análise do painel de monitoramento da Covid-19 no Pará, realizado pelo Governo do Estado. Segundo o HUJBB, houve um “aumento no número de casos confirmados da doença no Pará” e aumento de 280% do número de amostras em análise.
Apesar da suspensão de visitas, o HUJBB informou que segue aberto para a realização de consultas e exames. O hospital também esclarece que segue respeitando normas de biossegurança.
Sespa – Em nota, a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) afirmou que não houve aumento de casos em alguma região do estado.
De acordo com o levantamento epidemiológico realizado pela Sespa, houve redução de 88% na média móvel de casos da doença, quando comparada há 14 dias.
Ainda segundo a Sespa, no dia 29 de setembro, a média móvel era de 229 novos casos por dia. Já no dia 13 de outubro foram computados, em média, 27 novos casos por dia.
Fonte: G1 Pará