URGENTE! Primeira infecção pela variante Delta do coronavírus é confirmada no Pará
O Instituto Evandro Chagas (IEC) confirmou na noite desta quinta-feira, 05, os primeiros casos de infecção pela variante Delta no estado do Pará.
No dia 29 de julho, o sistema de vigilância sanitária, ligada a Secretaria de Saúde do Pará (SESPA) havia emitido notificação sobre dois casos suspeitos em Belém. Amostras dos dois pacientes foram enviados para o IEC para confirmar ou não se era infecção ocasionado pela nova variante.
Os dois pacientes vieram do estado da Flórida, nos Estados Unidos e antes de chegarem à Belém no dia 18 de julho, fizeram escala no aeroporto de São Paulo.
Um deles foi internado no dia 27 de julho quando apresentou um quadro mais grave. O outro paciente, se encontra em isolamento domiciliar e apresenta quadro leve.
Equipes de Vigilância Epidemiológica da DVS municipais e estadual, estão fazendo acompanhamento de todos os contatos dos pacientes.
A variante Delta tem sido responsável pelo crescimento de casos de Covid-19 em diversos países do mundo. Por sua alta transmissibilidade, a Organização Mundial da Saúde classificou a variante Delta como de alta preocupação (VOC-Variant of Concern).