NOTÍCIASPará

Universidades federais apoiam criação de centro de pesquisa no Pará

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está à frente da proposta de criação do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (Cisam), uma iniciativa que busca superar desafios como escassez de recursos e retenção de pesquisadores na região.

O Cisam pretende integrar instituições de pesquisa e ensino superior na Amazônia, fortalecendo parcerias em pesquisa, ensino e extensão. Com o propósito de reduzir desigualdades, aumentar a produção científica e promover soluções sustentáveis para desafios regionais, a proposta já conta com a adesão de 13 Universidades Federais (UFs) na Amazônia.

Os objetivos incluem avançar em novas pautas de pesquisa, atuar de forma multidisciplinar na co-produção de soluções socioambientais e promover ações inclusivas de pesquisa e extensão. A abordagem “de baixo para cima e de dentro para fora” destaca a liderança ativa das instituições e pessoas amazônicas.

O Cisam conta com o apoio da UFPA, que liderou a proposta e envolveu 13 UFs, representando mais de 13 mil professores e 203 mil estudantes. A colaboração busca alcançar uma ampla cobertura territorial na Amazônia e promover lideranças em áreas remotas, enfrentando os desafios específicos dessas instituições.

A estrutura proposta inclui oito coordenações para diferentes tipos de projetos, abrangendo biodiversidade, monitoramento ambiental, saúde do amazônida, povos e populações, cidades e territórios amazônicos, dinâmicas socioeconômicas, inovação e desenvolvimento sustentável.

O projeto está em fase de desenvolvimento, com a proposta de criação de uma sede em Belém e núcleos em todas as demais Universidades Federais na Amazônia Legal. A expectativa é avançar nas tratativas para obter financiamento em 2024.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar