
Até o momento, a Universidade Federal do Pará (UFPA) não lançou uma nota repudiando o ato do presidente Lula de cortar quase R$4,3 bilhões do orçamento direcionando para institutos de pesquisas e universidades federais.
Conforme a mensagem de veto, quase R$ 4,2 bilhões iriam para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), para ações de fomento de pesquisa, contratos com organizações sociais e obras.
O motivo do veto, segundo o Executivo, é que haveria um descumprimento da proporção entre operações reembolsáveis e não reembolsáveis, algo exigido pela legislação que regulamenta o FNDCT.
Lula também vetou a criação de 1,8 mil cargos em seis universidades federais de cinco Estados, além do provimento de outros 400 cargos nessas mesmas instituições. A justificativa é que essa medida impactaria “significativamente” o planejamento e a gestão do quadro de pessoal permanente do Executivo.
Chama atenção a posição da UFPA, pois a cada corte de gastos no governo anterior, uma nota de repúdio era lançada em seu site e em suas redes sociais.