NOTÍCIASParáREGIONAL

UFPA elege seu primeiro reitor negro

Por volta das 21h desta quarta-feira, 17, a Universidade Federal do Pará (UFPA) testemunhou um momento histórico com a conclusão da Consulta Prévia à Comunidade, que definiu a vitória da chapa 2, liderada pelo atual vice-reitor Gilmar Pereira. Com este resultado, Pereira se torna o primeiro reitor negro em 66 anos de existência da instituição.

O anúncio foi recebido com celebração por parte da comunidade universitária, que reconhece a trajetória de superação e comprometimento de Gilmar Pereira. Natural de Governador Archer, no Maranhão, Pereira enfrentou desafios desde cedo, em uma família de agricultores, onde a educação era um desafio diário. Percorrendo 10 quilômetros a pé para chegar à escola mais próxima, ele só concluiu o Ensino Médio aos 18 anos, através de supletivo.

Com determinação, Gilmar Pereira se tornou um exemplo de superação, ingressando no Ensino Superior através da interiorização, no final da década de 80. Graduado em Pedagogia pela própria UFPA, ele prosseguiu seus estudos, alcançando os títulos de Mestre e Doutor.

Em seu discurso emocionado, após a apuração dos votos, Pereira destacou sua jornada pessoal como inspiração para uma universidade mais inclusiva e comprometida com a transformação social. “Quero que os meninos e meninas que entram na UFPA, vindos de lugares de onde eu vim, possam sonhar alto e acreditar, sim, no poder transformador da Educação Superior Pública, de qualidade e democrática”, declarou.

A partir de agora, os nomes de Gilmar Pereira e Loiane Verbicaro, sua vice-reitora, comporão uma lista tríplice a ser encaminhada ao presidente Lula. Pereira está previsto para assumir o cargo em outubro, sucedendo Emmanuel Tourinho, que ocupou a reitoria por oito anos.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar