NOTÍCIASPOLÍTICA

TRE-PA adia decisão de julgamento após pedido de vista, mas maioria já votou pela cassação de prefeito e vice de Muaná

Maioria dos votos já foi formada no julgamento do "Trio BBB", acusado de práticas ilegais durante as eleições. Decisão será oficializada no dia 24.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) suspendeu o julgamento do processo que trata da cassação do “Trio BBB”, formado pelo ex-prefeito e atual secretário de Gestão e Planejamento, Biri Magalhães, pelo prefeito Birizinho e pelo vice Gilmar Nunes, todos do Partido Social Democrático (PSD), do município de Muaná, na Ilha do Marajó. A análise foi interrompida após pedido de vista do juiz Marcelo Lima Guedes, feito na sessão desta terça-feira (10).

Os três são réus em ação que trata de abuso de poder político e econômico, além de captação ilícita de votos. A acusação se baseia, entre outras provas, em imagens de uma câmera de segurança anexadas ao processo pela parte denunciante.

O relator do caso, juiz José Airton de Aguiar Portela, votou pela manutenção da sentença proferida pelo juiz Leandro Vicenzo Silva Cosentino, da 10ª Zona Eleitoral, que determinou a cassação dos mandatos. A maioria dos membros da Corte já acompanhou esse entendimento.

Com o pedido de vista, o julgamento será retomado no dia 24 de junho, quando o juiz Marcelo Guedes deverá apresentar seu voto. Apesar da suspensão, o placar parcial indica maioria favorável à cassação da chapa.

Além da decisão sobre os mandatos, ainda será analisada, em outro momento, uma ação que pode tornar os três políticos inelegíveis por até oito anos.

Em contato com a reportagem da página Marajó Online, o atual prefeito, Birizinho, afirmou que acredita que a decisão será revertida, alegando que não estava na residência na hora da prática ilícita, mas, como mostrado no vídeo, ele chegou a entrar na residência, mas não foi para os fundos, onde a possível compra de votos ocorreu.

“Segundo o meu entendimento, no caso em que estou sendo acusado de estar dentro da casa liberando recursos em troca de votos, o que motivou um pedido de vista para melhor análise, quero esclarecer que em nenhum momento estive dentro da residência. Acredito que o vídeo será analisado pelas autoridades competentes, e os votos serão revistos na próxima sessão de julgamento, em razão do pedido de vista. Ressalto ainda que a conduta do ex-prefeito mencionada no processo não se refere à minha pessoa”, disse.

O prefeito ainda afirmou que o irá aos tribunais superiores em caso de condenação: “depois daqui vem Brasília”, concluiu.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar