INTERNACIONALNOTÍCIAS

Socialismo: 94,5% da população Venezuelana vive na pobreza

Uma pesquisa feita pela Universidade Católica Andrés Bello, aponta que 94,5% da população da Venezuela vivem em situação de pobreza, e mais de três em cada quatro venezuelanos sofrem com a extrema pobreza, com renda insuficiente para garantir as suas necessidades alimentares, em meio à profunda crise econômica do país socialista. 

Ao todo, os resultados revelaram que a extrema pobreza atinge agora 76,6% dos venezuelanos, um aumento em relação aos 67,7% registrados no ano anterior. “O empobrecimento tem sido dramático”, afirmou o economista venezuelano Pedro Palma, ao comparar os resultados do último levantamento aos dados de nove anos atrás. “Em 2012 (ao fim da bonança petroleira), a pobreza estava em 32,6% e a extrema pobreza em 9,3%”.

Outro dado bastante importante, é de que a população da Venezuela foi reduzida para 28,7 milhões, depois que pouco mais de 4 milhões de pessoas deixaram o país entre 2015 e 2020, fugindo da crise econômica e social. Além disso, a taxa de natalidade diminuiu, porque “as potenciais mães migraram”.  A estimativa é de que 340 mil crianças deixaram de nascer nos últimos cinco anos no país.

Essa pesquisa foi conduzida com a aplicação de questionários distribuídos a 17 mil domicílios em 22 dos 24 estados da Venezuela entre fevereiro e abril de 2021.

Com informações da Gazeta Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar