CORONA VÍRUS

Sesma nega dados de que casos de Covid-19 tenham aumentado em Belém

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) confirma a redução do número de casos de Covid-19, na capital paraense. Além dos dados já divulgados, a queda está comprovada no Painel da Covid-19, disponível no link http://contratoemergencial.belem.pa.gov.br/painel-covid-19/.

Na reportagem da TV Liberal e do portal G1 Pará https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2020/10/16/unidades-particulares-e-publicas-de-belem-tem-aumento-de-mais-de-110percent-nos-casos-suspeitos-de-covid-19-em-uma-semana.ghtml há a informação de que os casos de Covid-19 teriam aumentado na capital paraense. O que a Sesma nega e apresenta os dados da redução.

Quando comparados os dados dos 15 primeiros dias do mês de setembro, quando foram confirmados 894 casos, com os 15 dias de outubro (334 positivos), a redução é de 62% para novos casos. O número de óbitos também está em queda. A redução é de mais de 90%, do pico da doença no final de abril à última semana de setembro.

Em outubro, já foram coletadas 1.943 amostras em residentes de Belém. Destas, 409 foram positivas, 1.163 negativas, 363 aguardam resultado e oito foram inconclusivos.

Sem aumento significativo – A Sesma destaca que não tem registrado aumento significativo na procura pelas unidades de saúde. Há sim uma maior demanda em função da cidade estar mais movimentada por causa dos festejos do Círio de Nazaré e por causa da chegada do período chuvoso, que favorece as doenças respiratórias – que têm sintomas parecidos com os da Covid-19.

Monitoramento da Covid-19 feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) em Belém

Vale lembrar que, de acordo com o novo protocolo do Ministério da Saúde, todas as pessoas com sintomas sugestivos para a Covid-19 devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

Fonte: Sesma

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar