BELÉMNOTÍCIAS

São Cristóvão recebe homenagens de motoristas em Belém e Mosqueiro

O santo padroeiro dos motoristas e viajantes, São Cristóvão, receberá neste sábado, 25, dia dedicado a ele, homenagens pelas ruas de Belém e Mosqueiro. Às 8 horas, o cônego Sílvio Trindade, pároco de Fátima, celebra missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na esquina da avenida Duque de Caxias com a Antônio Barreto.

De lá, por volta das 9 horas, sairá uma carreata com cerca de 30 carros conduzindo a imagem de São Cristóvão, pelas ruas de Belém, não sem antes ocorrer a bênção dos motoristas, chaves e veículos.

Será a 107° edição da Carreata de São Cristóvão, organizada pelos amigos de São Cristóvão, taxistas e rodoviários. A carreata seguirá pelas avenidas Antônio Barreto, Castelo Branco, Governador José Malcher, Assis de Vasconcelos, Marechal Hermes, Presidente Vargas, travessa Gentil, travessa Quintino, avenida Nazaré, avenida Almirante Barroso com parada na praça São Cristóvão para homenagens, depois continuará pela avenida Júlio César, Pedro Álvares Cabral, Coronel Luiz Bentes até à sede do Sindicato dos Taxistas do Município de Belém-Stabepa.

“Nós juntamente com a igreja, organizamos essa homenagem a São Cristóvão, para que ele continue intercedendo pela nossa proteção, em especial nesse contexto da pandemia”, afirmou Hermínio Calvinho Neto, da Amigos de São Cristóvão, que atua na organização do evento junto com Mário Martins Júnior e dirigentes do sindicato dos taxistas.

Hermínio informou que também serão homenageados, na programação, Alair Castro, ex-presidente do Sindicato dos Taxistas de Belém, e Augusto Nogueira, ex-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), falecidos recentemente.

Mosqueiro – Na Paróquia Nossa Senhora do Ó, na Vila, na Ilha do Mosqueiro, a missa está prevista para as 17 horas, presidida pelo pároco cônego Cristóvão Freitas, após a chegada da carreata e bênção dos motoristas, chaves e carteiras.

 A carreata em Mosqueiro iniciará às 16h, do Portal para Vila, e percorrerá as principais ruas do distrito até a paróquia Matriz de Nossa Senhora do Ó.

Em Mosqueiro, a devoção a São Cristóvão começou com senhor Sebastião, proprietário da extinta empresa Expresso Beiradão. Após o falecimento dele, a comunidade deu continuidade às homenagens ao padroeiro dos motoristas.

História – A Arquidiocese de Belém informou que “Certo dia, São Cristóvão transportou um menino de uma margem a outra de um rio, este ficava cada vez mais pesado à medida que o levava. São Cristóvão sentia estar levando todo o peso do mundo em seus ombros. Ao final da travessia, o menino revelou ser o próprio Jesus, que confirmou-lhe a fé e a missão humilde de atravessar pessoas no rio perigoso. Daí o nome “Cristóvão”, que significa: “Aquele que carrega Cristo”.

Em Belém, a homenagem a São Cristóvão teve início no ano de 1913. A imagem peregrina foi trazida de Portugal e até hoje é usada durante as procissões. A festividade de São Cristóvão era organizada pela União dos Choferes do Pará. Com a extinção do órgão, o Sindicato dos Rodoviários se encarregou de dar continuidade à tradição. 

Atualmente, a homenagem é organizada pelos Amigos de São Cristóvão em parceria com Sindicato dos Taxistas.

Fonte: O Liberal

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar