AGRO

Raízen e Vibra inauguram terminal de combustíveis no Pará para atender escalada do agronegócio

As duas maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil, Raízen e Vibra, uniram forças para inaugurar um novo terminal de combustíveis em Santarém, Pará, com o objetivo de atender ao crescente mercado do agronegócio na região e seus arredores. O novo terminal, com capacidade para movimentar dois bilhões de litros de combustíveis por ano, foi inaugurado em 24 de abril e é uma resposta ao aumento da demanda por combustíveis no Norte do Brasil.

O terminal, localizado no encontro dos rios Amazonas e Tapajós, será uma importante fonte de abastecimento para o oeste do Pará, a Amazônia Ocidental e o norte de Mato Grosso. As empresas afirmaram que o terminal permitirá uma redução nos custos logísticos, além de contribuir para a diminuição das emissões de CO2 e o desenvolvimento da economia local. Com uma capacidade de aproximadamente 120 milhões de litros, o terminal tem conexão com píeres para navios e barcaças, permitindo uma distribuição eficiente pelos rios.

Uma das características notáveis do terminal é a possibilidade de atracação de navios de grande porte, o que não era possível anteriormente em Santarém. Com isso, a cidade se torna um polo de importação, podendo receber produtos importados, via cabotagem, ou mesmo de refinarias nacionais. Isso proporcionará flexibilidade na distribuição de combustíveis para outras regiões do Norte, como Porto Velho, Manaus e o Mato Grosso.

O projeto também prevê outras entregas para atender os mercados ao longo da BR-163, que liga o Rio Grande do Sul ao Pará. Com esta expansão e a ampliação do píer, as empresas esperam contribuir para uma maior eficiência logística e apoiar o desenvolvimento do agronegócio na região.

A parceria entre Raízen e Vibra é uma forma de dividir investimentos e reduzir custos, promovendo uma operação mais eficiente. A Raízen, que possui 60% do negócio, será a operadora do terminal em Santarém. Já a Vibra, que lidera o mercado do Pará com 40,7% de market share, possui três terminais no estado, incluindo o maior em Belém.

A inauguração do terminal de combustíveis no Pará também está alinhada com a realização da Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP-30), que acontecerá no Pará em 2025. Os executivos das empresas esperam que o novo terminal possa atrair mais investimentos para a região e fortalecer a infraestrutura local, contribuindo para a agenda ambiental e para a melhoria das operações logísticas na região amazônica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar