BELÉMNOTÍCIAS

Queimadas e falta de chuva deixam Belém encoberta de fumaça ao amanhecer

Belém (PA) – Moradores de Belém registraram imagens da cidade encoberta de fumaça no início da manhã desta quinta-feira, 20. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça é proveniente das queimadas na região nordeste do estado e do ar seco causado pelos quase 30 dias sem chuvas na capital paraense.

As imagens que circulam nas redes sociais mostram uma espécie de nuvem escura que cobre o céu. O Inmet informou que o ar seco forma um tampão que dificulta o processo que dissipa o ar, devido ao fenômeno chamada de inversão térmica.

Veja um vídeo publicado por um internauta:

Explicação – “Por isso que essa formação ocorre no início da manhã, quando o sol nasce, o fluxo de vento é maior e dissipa essa camada de fumaça. A camada de fumaça era fina e provavelmente de queimadas da região nordeste do estado, já que o vento está vindo do leste”, explica o chefe da Meteorologia do Inmet no Pará, José Raimundo Abreu.

Segundo internautas, o cheiro forte de queimado já é sentido há alguns dias. Pessoas sentiram o cheiro forte no Guamá, Marco, Parque Verde, São Brás e Jurunas.

Fonte: G1 Pará

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar