NOTÍCIANOTÍCIASParáREGIONAL

Pronta para Belém’: Presidente da Comissão Europeia desembarca na capital para participar da COP 30

Ursula von der Leyen chegou ao Pará nesta quarta (5) e anunciou novas metas climáticas da União Europeia antes de encontro com Lula

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta quarta-feira (5) sua chegada a Belém, onde participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) e se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A líder europeia publicou um story dizendo estar “Pronta para Belém”, destacando o início de sua participação no maior evento ambiental do planeta.

Em mensagem nas redes sociais, Ursula anunciou que a União Europeia acaba de adotar suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), estabelecendo metas mais ambiciosas para redução de gases de efeito estufa. O bloco pretende cortar entre 66% e 72% das emissões até 2035, em relação aos patamares de 1990. Além disso, foi definida uma meta de redução de 90% até 2040.

As negociações foram concluídas na noite de terça-feira (4), em Bruxelas. O plano também prevê maior flexibilidade no uso de créditos internacionais de carbono, que poderão representar até 5% dos compromissos assumidos por cada país-membro. Já a ampliação do mercado europeu de carbono para setores como transporte e habitação foi adiada por um ano.

Em Belém, o presidente Lula cumpre agenda de encontros bilaterais no Museu Paraense Emílio Goeldi, com representantes de países como Congo, Finlândia, Comores, Papua-Nova Guiné, Suriname, China e Honduras, além do presidente do Banco Africano de Desenvolvimento. A reunião com Ursula está marcada para as 17h40 desta quarta-feira.

A COP 30 começa oficialmente na próxima segunda-feira (10), reunindo chefes de Estado, delegações e especialistas para discutir avanços no enfrentamento às mudanças climáticas e nas metas globais de redução de emissões.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar