EDUCAÇÃONOTÍCIAS

Professores de instituições federais no Pará votam por ensino remoto no segundo semestre

Em assembleia geral virtual na tarde de quarta-feira, 22, o Sindicato dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Pará (SindProifes-PA) tirou a posição favorável de que as atividades acadêmicas na Universidade Federal do Pará (UFPA) sejam retomadas de forma remota no segundo semestre, com todos os alunos, incluindo estudantes quilombolas, indígenas e com deficiência, tenham acesso a equipamentos eletrônicos com os conteúdos.

Reivindica ainda que seja providenciada uma formação específica de professores para utilização dos recursos tecnológicos para a educação. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) poderá se reunir ainda neste mês para analisar propostas sobre a retomada das aulas na Universidade.

Essas informações foram repassadas pela professora Socorro Coelho, presidente do SindProifes-PA. As aulas na Universidade estão suspensas desde março. “Essa é uma posição do Sindicato, e o importante é que estamos conversando, encaminhando propostas”, salientou a professora. A retomada das aulas por meio remoto não deverá ocorrer ainda em agosto, dada a necessidade de uma infraestrutura específica para as atividades.  

Não ao retorno – A decisão do SindProifes-PA difere da deliberada pela Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa), Seção Sindical do Sindicato Nacional de Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). A Adufpa decidiu, em reunião virtual, na semana passada, pelo não retorno das atividades presenciais até o final deste ano, enquanto perdurar a pandemia da Covid-19, e se posicionou também contra o ensino remoto e defendendo ainda o cancelamento do segundo período letivo de 2020. 

Aulas – Socorro Coelho, do SindProifes-PA, destacou que as aulas presenciais na UFPA estão descartadas por enquanto, considerando a incidência do novo coronavírus. Ela informou que a proposta do sindicato. de ensino remoto, refere-se a aulas teóricas, com exceção das práticas e de campo.

Os dirigentes do SindProifes-PA pretendem expor à administração superior da UFPA a necessidade da celeridade de montagem de infraestrutura para as atividades acadêmicas remotas; a progressão funcional dos professores no contexto da pandemia Covid-19 e o plano individual de atividades para professores.

Da reunião do SindProifes-PA participaram 58 professores dos municípios de Belém, Bragança, Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Breves e Cametá.

Nesta quinta-feira, 23, ocorrerá a primeira reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA se reunirá para começar a discutir o assunto.

Fonte: O Liberal

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar