Prefeitura diz que transporte público foi prioridade em 2 anos de gestão
A prefeitura de Belém soltou em seu site oficial diversas reportagens com balanços dos dois anos da gestão de Edmilson Rodrigues. Entre as matérias, está uma em que é falado e comemorado “ações da prefeitura” para melhorar o transporte público e a mobilidade urbana de Belém. Obviamente, a postagem foi amplamente massacrada nas redes sociais da prefeitura, principalmente por quem depende do transporte público de Belém.
O texto da prefeitura é bem chinfrim, não tem nenhuma obra a destacar, apenas aquelas ciclofaixas pintadas ou revitalizadas. Não fala das obras do BRT, nem da sua expansão e muito menos das melhorias nos ônibus.
A prefeitura comemora o processo de licitação, que já havia sido frustrado, e que ainda não é algo concreto. Estão apostando alto que dessa vez dará certo.
Além disso, a maior parte do texto é ocupado por ações e serviços da SEMOB como emissão de documentos, vistorias e multas às empresas de ônibus. Apesar disso, nada reflete em melhorias aos usuários, uma vez que os ônibus estão precários, dão prego, demoram e não possuem as mínimas condições de rodarem pelas ruas de Belém.
Nos últimos anos, por exemplo, várias linhas da capital paraense foram descontinuadas. Na última semana, moradores de Outeiro fizerem protestos por conta da precariedade no transporte que atende a ilha, o que piorou muito com o sinistro da ponte.
Ora, o próprio BRT está desgastado, com várias estações vandalizadas e sem manutenção. Em São Brás, uma das estações, ao lado do Chapéu do Barata, virou abrigo para morador de rua.
Outro detalhe importante é que, mesmo sem nenhuma melhoria, Edmilson autorizou neste ano o aumento da passagem municipal para R$4,00. Encontrar um abrigo decente em Belém é tarefa difícil.
Com este cenário desolador como a prefeitura de Belém tem coragem de publicar uma reportagem assim?