Coitado dos moradores do Distrito de Outeiro, em Belém. Depois de anos sofrendo com a precariedade no transporte público na Ilha, quando finalmente eles são ouvidos pelo poder público, recebem como resposta apenas uma medida paliativa, que não resolve os problemas por eles apontados.
Isso porque esta semana a prefeitura anunciou que uma nova empresa fará linha para o Distrito de Outeiro. A Transcap, a empresa escolhida pela prefeitura de Belém, já está circulando no Distrito com uma frota de 10 ônibus.
Essa empresa de ônibus já opera fazendo o transporte público para o Distrito de Mosqueiro, Santa Bárbara e Benevides, na região metropolitana de Belém. E tal como a Belém Rio, possui uma frota sucateada, com ônibus que constantemente ficam no prego e não conseguem concluir o trajeto.
Desta forma, a prefeitura mudou apenas a empresa, mas os problemas enfrentados pela comunidade de Outeiro continuarão os mesmos: frota precária e deficiência na oferta de viagens.
Quem mora em Mosqueiro sabe da fama ruim da Transcap, o que já gerou protestos de passageiros em São Brás. No site “Reclame Aqui” é possível encontrar reclamações de usuários da linha em relação aos constantes atrasos:
Em 2019 rodoviários da empresa entraram em greve para reivindicar o pagamento dos compromissos trabalhistas. A Transcap aquela altura estava tomada por dívidas, foi adquirida por novos proprietários que se comprometeram em regularizar suas contas. Milhares de moradores de Santa Bárbara e Mosqueiro ficaram sem transporte.
Uma rápida procura no Twitter é possível encontrar mais denúncias sobre os ônibus da empresa, inclusive compartilhadas pelo perfil Belém Trânsito, quando este ainda falava sobre trânsito e não puxava saco da prefeitura de Belém sob administração de Edmilson Rodrigues.
O portal de notícias “Folha da Ilha”, dedicado a notícias de Mosqueiro, também traz denúncias sobre problemas no transporte público no distrito. ” O professor Luis Mouta, o que denunciou o primeiro caso para a Folha da Ilha estava neste ônibus e relatou o ocorrido. ‘novamente eu peguei o ônibus Belém – Mosqueiro, e ao adentrar no veículo ele estava todo molhado principalmente as cadeiras da janela e onde aparece a sombrinha a rosa, tinha uma goteira, duas mulheres que estavam sentadas uma ao lado da outra tiveram que abrir um guarda chuva para não se molharem’.