NOTÍCIASPará

Peixe-boi de 200 kg é salvo por agentes ambientais de Santarém

Moradores da comunidade Piracauera de Cima, região de várzea, no município de Santarém, no oeste do Pará, encontraram um peixe-boi, de 200 kg e com 2, 43 metros de comprimento, enrolado em uma malhadeira, tipo de rede de pescar, na manhã de terça-feira, 9. O animal estava em situação de sofrimento. A comunidade acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e agentes ambientais prestaram os primeiros-socorros ao mamífero, que recuperado foi solto no rio, novamente.  

Animal em extinção – O peixe-boi segue na lista de animais em extinção, principalmente, por causa da caça para obtenção da carne da espécie. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a espécie também está vulnerável em razão da degradação do seu habitat natural em virtude dos desmatamentos, assoreamento nas margens, poluição dos rios, construções hidrelétricas e mudanças climáticas severas.

Fiscal ambiental da Semma, Arlen Lemos informou que a Semma recebeu informação sobre o animal ainda na noite desta segunda-feira, 8. A equipe se dirigiu à comunidade, e teve bastante perícia para livrá-lo da rede e cuidar dele.

Os técnicos avaliaram que o mamífero apresentava um bom quadro clínico, em geral e o libertaram, de volta, às águas. 

Fonte: O Liberal

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar