BELÉMO ED VOLTOU!

Passagem de ônibus em Belém pode chegar a R$4,87

O pedido de aumento foi solicitado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e confirmado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

O sindicato justifica nenhum subsídio do governo foi repassado às empresas, que estariam operando para apenas 75% dos passageiros registrados antes da pandemia. O setor também lembrou o aumento de preço do diesel, de 33,73%, e do salário dos rodoviários, que subiu 8,76% neste período.

Além disso, o Setransbel alega que o último reajuste do valor das passagens de ônibus foi realizado em 2019. “Este atraso configura a capital paraense como a que tem a segunda menor tarifa dentre todas as cidades do Brasil”, disse em nota.

“Hoje, 25% dos usuários são de gratuidades, em uma realidade onde quase 50% da receita é para pagar os funcionários e 30% para ser investido em combustível e manutenções necessárias”, justifica. Levando em consideração todos os gastos e custos do sistema o novo cálculo da tarifa ficou em torno de R$4,87.

De acordo com a Semob, fatores como o período prolongado de pandemia da covid-19, crise econômica e social, além da necessária melhoria na qualidade do transporte público da capital estão sendo levados em consideração para tratar do reajuste do valor da tarifa de ônibus.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar